Cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu

A UFF possui 106 Programas de Pós-Graduação recomendados pela CAPES, contemplando todas as áreas do conhecimento. Entre as ofertas, destacam-se os cursos lato sensu e os de stricto sensu.

Relação de cursos de pós-graduação lato sensu

A pós-graduação lato sensu – cursos de especialização, MBA e Residências (Médicas, Multiprofissionais, Jurídicas e Agrícola) – caracteriza-se pela formação de pessoal em nível de especialização profissional, visando à capacitação e ao aprimoramento do educando em áreas específicas do saber. É um programa de estudo de curta duração (mínimo de 360 horas) e com flexibilidade curricular em termos de conteúdo, disciplinas e atividades acadêmicas. Para a conclusão do curso, exige-se apresentação de trabalho final individual ou monografia. É aberta a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – art. 44, III, Lei 9.394/1996.

Confira a relação completa dos cursos de pós-graduação lato sensu.

Relação de cursos de pós-graduação stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu oferece cursos de Mestrado (Acadêmico e Profissional) e Doutorado.

O Mestrado Acadêmico é o primeiro nível da pós-graduação stricto sensu no Brasil, cuja etapa posterior é o Doutorado. Ambos têm como objetivos estimular a formação de professores de nível superior, a pesquisa científica qualificada por meio de capacitação de pesquisadores e a formação continuada de profissionais em alto padrão para atender às demandas do desenvolvimento nacional em todos os setores.

O Mestrado Profissional é voltado para a capacitação de profissionais, em diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. O diploma também credencia o estudante a seguir a carreira acadêmica.

Confira a relação completa dos cursos de pós-graduação stricto sensu.

Regulamento geral dos cursos de pós-graduação

Confira aqui o regulamento geral dos cursos de pós-graduação:

para estudantes

Sobre a Proppi