Foram inaugurados nesta segunda-feira, 17 de novembro, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Educação, José Henrique Paim, e do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o Departamento de Morfologia (Setor de Grandes Animais) e os Blocos A, C e E do Instituto Biomédico da UFF.
O espaço tem sete pavimentos com auditório, laboratórios e salas de aula, totalizando uma área construída de 5.246 metros quadrados e deverá ser utilizado também por cursos como Farmácia e Biologia.
A diretora do Instituto Biomédico, Rita Leal Paixão, comemorou a entrega das novas instalações e lembrou que o espaço é uma conquista de todos. “É com muita alegria que vivencio este momento. Estou certa que todos aqui sonharam e desejaram com isto. Eu não seria capaz de mencionar todos, pois faltariam vozes, faltariam faces e faltariam nomes. É preciso coragem para trabalhar com educação, e eu me sinto agradecida por toda a coragem que nós vivenciamos ao longo desse percurso”, disse.
O reitor Roberto Salles agradeceu o apoio de todos os colaboradores da sua gestão e destacou a parceria com a Prefeitura e o Ministério da Educação. “Eu sou muito grato a todos, a cada professor, funcionário e aluno, por terem permitido que nós chegássemos a esse ponto, com um prédio novo para o instituto. E queria agradecer também ao Ministério da Educação e à Prefeitura pela parceria que mantiveram conosco durante esse tempo”, afirmou.
O ministro da Educação, José Henrique Paim, ressaltou o crescimento da universidade e destacou os esforços que a instituição vem empregando nesse sentido. “Estamos aqui participando dessa inauguração, que, na verdade, reflete todo o trabalho que tem sido feito à frente da Universidade Federal Fluminense no sentido da expansão e sempre preocupada com a questão da inclusão. Com esses investimentos, a UFF tem tudo para se colocar na fronteira de uma universidade de classe mundial.”
Já o prefeito Rodrigo Neves lembrou a importância da instituição para o país e para a cidade e comemorou a inauguração dos novos espaços. “A UFF é um orgulho para o Brasil e Niterói. A universidade vive um momento especial. Tenho certeza de que o Instituto Biomédico renovado dará um salto de qualidade para produzir conhecimento e formar novos profissionais.”