O Programa de Desenvolvimento de Competências visa apoiar as ações do Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal Fluminense (PDP/UFF), da Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP/PROGEPE/UFF), que anualmente identifica as Demandas de Desenvolvimento Institucional (DDI) e o Levantamento das Necessidade de Desenvolvimento (LND) apresentadas pelas unidades organizacionais da universidade, para um levantamento das ações de desenvolvimento dos servidores da UFF. Foi construído com as contribuições do Grupo de Trabalho para Elaboração do Plano de Desenvolvimento de Competência Informacional da Coordenação de Bibliotecas, designado pela DTS SDC/UFF n. 9/2022 e do Grupo de Trabalho para Elaboração dos Planos de Desenvolvimento de Competências da Coordenação de Arquivos e da Coordenação de Gestão e Difusão da Informação da SDC, designado pela DTS Nº 6, de 15 de abril de 2024, da Superintendência de Documentação (SDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Em resumo, são ações e intenções deste Programa:
- levantamento das demandas e necessidades de desenvolvimento com e sem afastamento, internas e externas;
- previsão e acompanhamento das intenções e das concessões de afastamento para qualificação em programas de pós-graduação e capacitação, retorno e gestão de pessoal em afastamento;
- realização de ações de desenvolvimento, como: palestras, workshops, treinamentos em serviço, podcasts, etc.;
- produção de materiais para disponibilização on-line, como: manuais, vídeos, cartilhas, painéis, instruções normativas, procedimentos operacionais padrão, boletins informativos;
- estímulo ao envolvimento em ações para se capacitar e/ou qualificar;
- estímulo à atuação como multiplicador, instrutor, palestrante e outros;
- avaliação do programa e das atividades de desenvolvimento relacionadas a ele.
Pretende-se identificar as formas de promoção do desenvolvimento das competências dos servidores SDC, para melhor atendimento das demandas e necessidades informacionais da comunidade UFF, e colaboração com o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal Fluminense (PDP/UFF), visando o atendimento dos objetivosdo Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFF 2023-2027.
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Modalidades do programa
Este programa propõe o levantamento das demandas e necessidades de desenvolvimento de competências dos servidores, que poderão ser feitas sem afastamento e com afastamento. As ações de desenvolvimento poderão ser internas e externas. De forma presencial; semipresencial e virtual. As internas poderão ser organizadas pela SDC/UFF, pelas suas Coordenações e/ou pela Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP/PROGEPE/UFF) e outras unidades da UFF. A Superintendência de Documentação (SDC) buscará parcerias externas, de modo a ampliar essas possibilidades. Essas demandas e necessidades deverão ser solicitadas e acordadas com os Coordenadores. Para tal, será disponibilizado formulário de cadastramento.
Periodicidade do programa
O cadastramento das demandas e no programa poderá ocorrer a qualquer momento. Os cadastros serão analisados pelas chefias/coordenadores. A análise do cadastro não garante a efetivação da oferta da atividade de desenvolvimento. A SDC sistematizará essas demandas e necessidades para envio à EGGP/UFF, programação de atividades de desenvolvimento de competências e para o planejamento dos afastamentos, tendo em vista insuficiência de pessoal identificada pela SDC e suas Coordenações, e reforçada pelas equipes, de modo a promover uma melhor gestão e desenvolvimento de pessoas.
Requisitos para participar do programa
Para participar do programa o servidor (a) deverá efetuar a manifestação de interesse através do preenchimento dos formulários disponibilizados e concomitantemente acordar com a chefia/coordenação, por e-mail. O servidor poderá alterar ou atualizar o formulário, valendo o cadastro mais recente. Serão indicadas trilhas de aprendizado que todos estão convidados a fazer e a indicar novos itens para a composição dessas trilhas.
Trilhas de conhecimento por nível de desenvolvimento
Servidores iniciantes na SDC
Esta trilha é um caminho que todos os servidores ingressantes na SDC deverão seguir. Alguns destes cursos podem já ser parte das competências do servidor sendo assim dispensáveis. De acordo com as funções desempenhadas, outras trilhas deverão ser realizadas. Mas é fundamental que todos tomem conhecimento do PDI UFF 2023-2027, para que tenham o conhecimento dos objetivos institucionais e possam contribuir para o seu atingimento.
- Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFF 2023-2027
- Ética e Serviço Público
- Atendimento ao Público
- Comunicação e Expressão
- Comunicação Escrita
- Língua Portuguesa sem Complicações
- Oficina de Língua Portuguesa (Gramática)
- Técnicas de Redação
- Google Drive
- Word (Windows)
- Excel (Windows)
- PowerPoint
- Sistema Eletrônico de Informações – SEI! USAR
- Proteção de Dados Pessoais no Setor Público
- Gestão do Tempo e Produtividade
- Primeiros passos para uso de Linguagem Simples
- Introdução à Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais
- Proteção de Dados Pessoais no Setor Público
- Acesso à Informação
Preparação para aposentadoria
Como este Programa pretende acompanhar a trajetória de trabalho dos servidores da SDC/UFF, é importante destacar um momento importante que é aposentadoria. Segue abaixo alguns cursos destacados para preparação deste momento:
- A Previdência Social dos Servidores Públicos: Regime Próprio e Regime de Previdência
- Aposentadoria e Pensão de servidores: Atualizações conforme Emenda 103/2019
Para todos os servidores da SDC
Esta trilha deverá ser realizada por todos os servidores da SDC, principalmente a leitura do PDI UFF 2023-2027, para que os objetivos institucionais sejam conhecidos, e assim todos possam contribuir para o atingimentos destes objetivos. Recomenda-se também a trilha indicada para os servidores iniciantes para o aprimoramento de alguma competência. Segue a trilha para todos da SDC:
- Ética e Serviço Público
- Lei nº 8112/90 e suas alterações
- Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFF 2023-2027
- Plano de Desenvolvimento da Unidade – PDU
- Atendimento ao Público
- Primeiros passos para uso de Linguagem Simples
- Introdução à Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais
- Acesso à Informação
- Noções Gerais de Direitos Autorais
- Sistema Eletrônico de Informações – SEI! USAR
- Noções sobre o capacitismo (Combata capacitismo)
- Acessibilidade na Comunicação
- Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil
- Introdução à Libras
- Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: desafios para a implementação
- Noções de Direitos Autorais
- Gestão da Informação e Documentação – Conceitos Básicos em Gestão Documental
- Lei nº 8112/90 e suas alterações
- Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: desafios para a implementação
Trilhas de conhecimento por área
Gestão de Pessoas
Destaca-se abaixo itens que poderão ajudar as chefias na gestão de pessoas:
- Lei nº 8112/90 e suas alterações
- Gestão de Conflitos e Negociação
- Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público e o Sistema de Carreiras
- Gestão de Equipes em Trabalho Remoto
Acesso à Informação, Transparência e Ouvidoria
Abaixo cursos selecionados sobre acesso à informação, transparência e ouvidoria:
- Acesso à informação e Ouvidorias do Ministério Público
- Acesso à Informação
- Gestão em Ouvidoria
- Análise de Dados – Fundamentos
- Atendimento ao Cidadão
- Transformação do serviço pública mais digital, conectado, aberto e transparente
- Transformação Digital – Fundamentos
Aquisição
- Dispensa de Licitação – Aquisição de Materiais na UFF
- Inexigibilidade de Licitação na UFF
- Estudo Técnico Preliminar Avançado para Contratação de Soluções de TIC
- Contratações Diretas na Nova Lei de Licitações
- Manual de Procedimentos para Gestão de Recursos Eletrônicos da Coordenação de Bibliotecas da SDC/UFF
Gestão de coleção nas Bibliotecas UFF
Destacam-se as instruções para o trabalho de gestão de coleções em bibliotecas:
- Diretrizes para a Formação e Desenvolvimento do Acervo no Sistema de Bibliotecas da UFF
- Instrução normativa sobre identificação de Obras Especiais e Raras do acervo bibliográfico da UFF
- Instrução normativa sobre a regulação do recebimento, a incorporação e o descarte de doações de materiais bibliográficos impressos pelas bibliotecas da UFF
- Orientações para a formação e atualização das bibliografias
- Manual de Procedimentos para Gestão de Recursos Eletrônicos da Coordenação de Bibliotecas da SDC/UFF
- Nota Técnica CBI/SDC/UFF No 1/2023 – Orientações para a formação e atualização das bibliografias
Avaliação de cursos do INEP/MEC
Abaixo seleção de documentos de apoio à preparação para a avaliação de cursos de graduação:
- Nota Técnica CBI/SDC/UFF No 1/2023 – Orientações para a formação e atualização das bibliografias e para o apoio na elaboração do Relatório de Adequação Bibliográfica
- Glossário dos Instrumentos de Avaliação Externa
- Guia de boas práticas de avaliação externa virtual in loco avaliadores e IES
- Instrução de serviço PROGRAD No. 14 de 07 de outubro de 2014.
- Instrumento de avaliação de cursos de graduação, presencial e A distância: Renovação e Renovação de Reconhecimento
- Manual Orientador à Implantação e Funcionamento dos Núcleos Docentes Estruturantes de Cursos de Graduação
- PORTARIA No 165, DE 20 DE ABRIL DE 2021 – Institui a Avaliação Externa Virtual in Loco no âmbito das visitas por comissões de especialistas para avaliação externa de Instituições de Educação Superior e cursos de graduação, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e da avaliação das Escolas de Governo
Gestão de documentos arquivísticos
Abaixo links selecionados para o trabalho de gestão de documentos:
- Arquivos Permanentes: recolhimento, processamento técnico, preservação e acesso
- Gestão da Informação e Documentação – Conceitos Básicos em Gestão Documental
- Introdução às Práticas Arquivísticas
- Gestão Documental
- Gestão e preservação de documentos digitais
- Procedimentos de Protocolo
- NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística – Parte 1
Administração e patrimônio
Abaixo pontua-se trilha para o trabalho de gestão administrativa e patrimonial:
- Estratégias de Logística na Administração Pública
- SEI! USAR 4.0
- Introdução ao Excel
- Treinamento Em Inventário online UFF (PARTE TEÓRICA)
- Treinamento Em Inventário online UFF (PARTE PRÁTICA)
- FAQ-Tira-dúvidas- inventário online nas Bibliotecas UFF
- Manual do Agente Patrimonial UFF
- Coletânea de dúvidas sobre inventário online nas Bibliotecas UFF via whatsapp
Trilhas de conhecimento por área
Repositório Institucional
Segue os cursos que podem apoiar o trabalho no RIUFF:
- Ciência Aberta
- Curso Geral de Propriedade Intelectual
- Noções Gerais de Direitos Autorais
- Recursos Educacionais Abertos
Boletim de Serviço (BS)
Dispositivos legais
- Decreto nº 91.800 de outubro de 1985 – Dispõe sobre viagens ao exterior, a serviço ou com o fim de aperfeiçoamento sem nomeação ou designação, e dá outras providências.
- Lei nº 8.112 de 11 dezembro de 1990 – Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
- Lei N.º 11.091, de 12 de janeiro de 2005 – Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências.
- Destaca-se o conceito de usuários no inciso VII do Art. 5º: “usuários: pessoas ou coletividades internas ou externas à Instituição Federal de Ensino que usufruem direta ou indiretamente dos serviços por ela prestados.”
- Decreto N.º 5.825, de 29 de junho de 2006 – Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005.
- Destacam-se os conceitos de desenvolvimento, capacitação e aperfeiçoamento nos incisos do Art. 3º:
- “desenvolvimento: processo continuado que visa ampliar os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos servidores, a fim de aprimorar seu desempenho funcional no cumprimento dos objetivos institucionais”;
- “capacitação: processo permanente e deliberado de aprendizagem, que utiliza ações de aperfeiçoamento e qualificação, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais, por meio do desenvolvimento de competências individuais”;
- “aperfeiçoamento: processo de aprendizagem, baseado em ações de ensino-aprendizagem, que atualiza, aprofunda conhecimentos e complementa a formação profissional do servidor, com o objetivo de torná-lo apto a desenvolver suas atividades, tendo em vista as inovações conceituais, metodológicas e tecnológicas”.
- Destacam-se os conceitos de desenvolvimento, capacitação e aperfeiçoamento nos incisos do Art. 3º:
- Lei nº 12.772 de dezembro de 2012 – Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos […] e dá outras providências.
- Decreto N.º 9.991, de 28 de agosto de 2019 – Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento.
- Destaca-se a definição de treinamento regularmente instituído no § 3º do Art. 18º: “Para fins do disposto neste Decreto, considera-se treinamento regularmente instituído qualquer ação de desenvolvimento promovida ou apoiada pelo órgão ou pela entidade.”
- Portaria MEC nº 204, de 06 de fevereiro de 2020 – Dispõe sobre os procedimentos para afastamento da sede e do País e concessão de diárias e passagens em viagens nacionais e internacionais, no interesse da Administração, e delega competência a dirigentes do Ministério da Educação – MEC e das entidades vinculadas para a prática dos atos que menciona
- Instrução de Serviço PROGEPE Nº 001, DE 14 de fevereiro de 2020 – Regulamenta as rotinas e procedimentos internos para solicitação, concessão e usufruto de afastamentos para participação em ações de desenvolvimento do pessoal docente e técnico-administrativo previstos na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) instituída pelo Decreto nº 9.991, de 28/08/2019.
- Norma de Serviço nº 680, de 14 de fevereiro de 2020 – EMENTA: Dispõe sobre o Plano de Desenvolvimento de Pessoas e normatiza a concessão de afastamentos para ações de desenvolvimento aos servidores do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense.
- Decreto nº 10.506, de 2 de outubro de 2020 – Altera o Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento.
- Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME Nº 21, DE 1º de fevereiro de 2021 – Estabelece orientações aos órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal – SIPEC, quanto aos prazos, condições, critérios e procedimentos para a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas – PNDP de que trata o Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019.
- Instrução Normativa PROGEPE/UFF N.º 013, de 27 de setembro de 2021 – Estabelece critérios e procedimentos para o pagamento da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC no âmbito da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Progepe da Universidade Federal Fluminense – UFF.
- Instrução Normativa RET/UFF N.º 14, de 01 de outubro de 2021 – Normatizar a concessão de Progressão por Capacitação Profissional dos servidores do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense, integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino.