Com organização de Túlio Franco, Amanda Hyppolito, Lilian Koifman, Patty de Almeida e Sandra Brignol, o e-book “A saúde coletiva e suas multiplicidades” (Eduff) é uma publicação coletiva, pluridisciplinar e plural de docentes e discentes do Instituto de Saúde Coletiva da UFF e reúne experiências teórico-práticas junto às redes de serviços públicos de saúde. O livro pode ser baixado gratuitamente no site www.eduff.com.br.
A coletânea está dividida em três partes, sendo a primeira delas dedicada a estudos e experiências com a comunidade LGBTQUIA+, idosos, população rural e pessoas em situação de rua. A saúde coletiva traz ferramentas analíticas, de ação e intervenção junto a estas populações, capazes de ativá-las para a resiliência, o ativismo, e a construção de um lugar social de afirmação de direitos e cidadania. Isto tudo está conjugado com as práticas de cuidado
Já a segunda parte traz experiências no campo da formação e educação, por exemplo, o uso da arte como dispositivo didático, vídeos, e mesmo programas já consagrados no Instituto de Saúde Coletiva, como o Boa Noite, Bom Dia Huap, realizado no Hospital Universitário Antônio Pedro com usuários internos.
Por fim, a última parte do livro analisa experiências inovadoras de gestão do cuidado durante a pandemia de Covid-19, como o uso de tecnologias de inteligência (TI) para acesso remoto a usuários sob cuidados da equipe de saúde da família, bem como desdobramentos jurídicos relacionados ao uso destas tecnologias, uma reflexão necessária.
Esse e outros e-books integram a seção Biblioteca Livre do site www.eduff.com.br, que reúne centenas de obras de áreas variadas do conhecimento e que podem ser baixadas de forma gratuita.