Informe

Envelhecimento com qualidade: UFF lança catálogo da Rede Envelhecer

À medida que a população idosa cresce em todo o mundo, surgem desafios significativos que afetam tanto os indivíduos quanto as sociedades e instituições no geral. Nesse sentido, no dia 13 de junho de 2024, a UFF lançou o I Catálogo da Rede UFF Envelhecer, um compilado com os diferentes projetos da UFF ligados à área do envelhecimento e atividades da universidade na área de qualidade de vida e saúde do idoso. O objetivo do catálogo é apresentar as ações cadastradas na UFF que tratam do envelhecimento e do cuidado à pessoa idosa na gestão da Rede UFF Envelhecer no período de 2021-2023.

A Rede UFF Envelhecer foi criada em setembro de 2021 e é constituída por docentes, técnicos, alunos e voluntários como uma rede que se propõe a realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão na área do envelhecimento, tendo como objetivo obter o reconhecimento da Universidade Federal Fluminense como uma AFU (Age-Friendly University), ou seja, uma Universidade Amiga dos Idosos. Segundo Yolanda Boechat, professora de Geriatria e coordenadora da Rede Envelhecer, já existe uma rede mundial de AFUs. “Esperamos que a UFF entre para este grupo, visto que já identificamos 22 atividades nesta área. Seríamos a primeira universidade pública do Brasil a ter este título”, explica.

No catálogo, constam os resumos das primeiras atividades detectadas durante a construção da Rede UFF Envelhecer que se propuseram a abraçar esta causa da universidade amiga do idoso. “Ele se destina a todos os profissionais, alunos e idosos que queiram entrar nessa seara de construir a UFF como AFU através de parcerias de nossas atividades que serão oferecidas aos idosos e seus familiares para buscar o envelhecimento ativo­­­­­”, acrescenta Yolanda.

Segundo o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, o catálogo não é apenas um compilado de realizações acadêmicas, mas é um manifesto do compromisso institucional contínuo da UFF com o avanço dos direitos humanos e com a promoção de uma sociedade mais justa e preparada para os desafios do envelhecimento. “Espero que ele sirva como inspiração para todos aqueles que buscam fazer a diferença e na construção de um futuro mais inclusivo e respeitoso para todas as gerações”, conclui.

Dados do informe

18/06/2024

,
Pular para o conteúdo