O Projeto Rondon (1967-1989) está sendo reformulado e vai levar estudantes e professores de instituições de ensino superior a desenvolver trabalhos sociais nas regiões mais carentes do país. O projeto será lançado, oficialmente na primeira quinzena de janeiro de 2005, em São Gabriel da Cachoeira (AM). Das 124 propostas apresentadas, foram selecionadas 40 e a da UFF foi uma delas (veja lista oficial). Foram escolhidos projetos que gerem autonomia na região, proponham diagnósticos e sejam formadas por equipes multidisciplinares.
A reativação do Rondon foi proposta pela UNE (União Nacional dos Estudantes) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro de 2003. O Projeto será coordenado pelo Ministério da Defesa e pelo MEC com a participação de outros seis ministérios, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e da Associação Nacional de Rondonistas.
Os estudantes irão para cidades de São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé, Yauarete, Maturacá, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Içá, Carauari, Eirunepé, Fonte Boa, Coari e Santa Isabel do Rio Negro. A iniciativa busca levar as experiências que contribuam de um lado para o desenvolvimento social daquela região, e de outro para o aperfeiçoamento de sua formação acadêmica, profissional e cidadã dos participantes.