Pelo segundo ano consecutivo, o Laboratório de Energia dos Ventos (LEV), pertencente a Escola de Engenharia da UFF, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, edição 2004, na categoria Órgãos e Empresas da Administração Pública, promovido pela Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).
A premiação ocorreu ontem, 13 de dezembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro, onde o reitor Cícero Mauro Fialho Rodrigues recebeu das mãos do diretor de Administração da Eletrobrás, Rogério Silva, o troféu e certificado em reconhecimento à implantação de medidas de eficiência energética na Biblioteca Central do Gragoatá (BCG).
“Ganhar esse prêmio, duas vezes seguidas, significa o reconhecimento da UFF entre as empresas de ponta na área de eficiência energética”, diz, orgulhoso, o diretor do LEV, professor Geraldo Tavares.
O diretor de Projetos Especiais e Desenvolvimento Tecnológico e Industrial da Eletrobrás, Aloísio Vasconcelos, ressaltou que o Procel economizou R$ 17 bilhões nos últimos 20 anos. “É um orgulho sermos precursores na mudança de mentalidade do país quanto ao uso racional de energia elétrica”, diz.
O prêmio, concedido pelo Ministério de Minas e Energia com base em diretrizes do governo federal, foi instituído por decreto presidencial em dezembro de 1993, como forma de reconhecimento público ao empenho e aos resultados obtidos pelos diversos agentes que atuam no combate ao desperdício de energia.