Notícia

Jogos de relevância educacional são tema de minicurso

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O professor Jairo Selles, da Faculdade de Educação, iniciou nesta terça-feira, dia 9, o minicurso “Jogos desafiadores de relevância educacional”, na Agenda Acadêmica 2004.
Voltado, especialmente – mas não exclusivamente – a educadores, o objetivo do curso é desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento estratégico por meio de jogos como o xadrez, bem como ampliar as perspectivas do aprendizado por meio do aspecto lúdico.
“Para entender o mundo, devemos pensá-lo estrategicamente, pois é estrategicamente que ele é guiado pelos políticos, por exemplo”, explica Selles, que é coordenador pedagógico de um projeto da Prefeitura de Niterói para a inserção do xadrez nas escolas.
Nesse trabalho, e também no minicurso, o professor também ensina a construir tabuleiros e peças com materiais simples ou lixo, e declara: “Fazendo isso, além de baixar o custo para o aluno de baixa renda, também estou denunciando como materiais de altíssima qualidade são desperdiçados pela sociedade”. Tudo a ver com o tema da Agenda Acadêmica.

Pular para o conteúdo