O Centro Tecnológico (CTC), juntamente com o Rotary Club Icaraí, iniciou na quinta-feira, dia 7 de outubro, no auditório da Escola de Engenharia, o Seminário de Orientação Profissional oferecido a alunos do ensino médio de colégios públicos e particulares de Niterói. O evento tem como objetivo orientar o estudante em sua escolha profissional por meio de palestras e debates ministrados por professores da universidade.
“Com essa iniciativa, a UFF contribui para que tenhamos contato com o curso de nosso interesse, além de nos informar sobre o mercado de trabalho na área tecnológica”, diz a aluna Natállia Géssica, do Colégio Estadual Joaquim Távora, que pretende se candidatar a uma vaga no curso de Engenharia Agrícola.
O presidente do Rotary Club Icaraí, Luiz Carlos Guimarães, ressaltou a importância de colaborar na orientação dos jovens, proporcionando uma visão mais precisa do que a universidade pode oferecer. “O aluno tem de escolher o curso que mais lhe atrai para trabalhar com motivação. E nossa intenção é orientá-los”, aconselha o diretor do CTC, professor Wainer da Silveira e Silva, ao falar sobre vocação em uma das palestras.
Durante o seminário, os alunos tiveram oportunidade de se informar sobre o vestibular e conhecer, além dos cursos de interesse, projetos desenvolvidos por estudantes da UFF. O projeto Minibaja, que consiste na construção do protótipo de um carro de alta performance, capaz de enfrentar obstáculos durante uma corrida, foi um dos que mais impressionaram os alunos. Durante a competição do ano passado, disputada entre diversas universidades do Brasil e de outros países como os Estados Unidos, a UFF obteve seu melhor resultado, ficando na segunda colocação.
“A UFF proporciona conhecimento, como esse projeto extracurricular, onde desenvolvemos aptidões, valorizadas no mercado, como trabalhar em equipe, exercício de liderança e capacidade de idealizar e realizar o seu projeto”, diz a aluna Rachel Kuan Zein de Mello Loh, de Engenharia Mecânica e integrante da equipe do Minibaja.
Esse seminário, anteriormente denominado Projeto UFF Espaço Aberto, implantado em 1993, esteve desativado e foi retomado em 1997 e 1998 com a parceria do Rotary Club Icaraí. Retorna, em 2005, por iniciativa do CTC, oferecendo orientação profissional relativa às áreas tecnológicas, pretendendo, posteriormente, estender-se a todos os cursos nos moldes dos projetos anteriores.
O Seminário de Orientação Profissional receberá nos dias 14, 19 e 21 de outubro os outros 15 colégios participantes.