O primeiro semestre de 2005 trará novidades aos calouros. Alguns cursos oferecidos pela universidade apresentarão novos currículos. Isso faz parte da proposta de Reforma Curricular que a UFF vem se preparando para realizar desde 1999.
Os cursos Química, Química Industrial, Produção Cultural, Serviço Social de Niterói e Serviço Social de Campos já estão com seus currículos reformulados. Existem, ainda, cursos criados recentemente, cujos projetos pedagógicos já atendem às novas diretrizes estabelecidas pelo MEC. São eles: Ciências Biológicas, Turismo, Biomedicina e, também, os cursos de Geofísica e Estudos de Mídia, que iniciarão em 2005. Os demais ainda estão em processo de reformulação ou esperam a aprovação do Conselho de seus respectivos centros e do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) e devem entrar em vigor até o fim do ano que vem.
Os estudos para a elaboração de uma nova matriz curricular vêm sendo realizados desde 1999 visando atender às novas diretrizes curriculares nacionais, instituídas pelo Conselho NAcional de Educação a partir da Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). As diretrizes definem os princípios e fundamentos da formação profissional de cada curso, assim com o perfil do profissional, suas habilidades e competências.
Para chegar a um resultado positivo, cada colegiado estabeleceu uma comissão que ficou com a responsabilidade de formular um novo projeto pedagógico. E assim foram surgindo os novos currículos, baseados nos estudos das comissões e no que está disposto na resolução do Conselho Nacional de Educação.
“O objetivo da reforma é atualizar a estrutura curricular de cada curso, dentro dos princípios emanados pela nova legislação. Esta atualização visa contribuir para a inovação e a qualidade do projeto pedagógico”, segundo Dulce Mary Pontes Vidal, chefe da Subcoordenadoria de Apoio Curricular e Avaliação.
Quanto aos alunos, cabe à coordenação de cada curso estabelecer no processo de reformulação curricular uma sistemática de adaptação para o novo currículo. Os alunos que já estão na fase final do curso, geralmente permanecem no currículo antigo.