Notícia

Cursos da UFF treinam profissionais para atendimento de urgência

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Os cursos de Capacitação em Urgência da UFF para profissionais oriundos ou não da área de saúde foram referendados pelo Pólo de Capacitação Municipal para serem desenvolvidos na Região Metropolitana II.
De 25 de julho a 1º de agosto foram realizados os cursos introdutórios em medicina de urgência, promovidos pela Escola de Enfermagem Aurora de Affonso Costa e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgência (Nepur) da unidade. Na ocasião foram treinados 95 motoristas, 74 auxiliares e técnicos de enfermagem, 74 enfermeiros e médicos (total de 243 profissionais), nos municípios de Silva Jardim, Maricá, São Gonçalo, Rio Bonito, Tanguá e Itaboraí.
Os cursos tiveram apoio do Corpo de Bombeiros de Charitas (disponibilizando o espaço físico, incluindo piscina, torre de treinamento, contêiner, auditório, dentre outros) e da Policia Rodoviária, que pôs uma ambulância à disposição do grupo e enviou helicóptero para reconhecimento.
“A UFF continua à frente no que diz respeito a capacitação de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e motoristas vinculados ao projeto Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)”, afirma a professora Andréia Escudeiro, da Escola de Enfermagem.
Dos 15 Municipios treinados apenas Niterói não realizou a capacitação com a UFF. Podemos colocar no nosso curriculo o treinamento dos Municipios de Silva Jardim, Itaboraí, Tanguá, Maricá, Sao Gonçalo e Rio Bonito (já treinados) e ainda de Belfort Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Caxias, Queimados, Itaguaí, Seropédica e Magé (em treinamento cujo término estava previsto para 26 de setembro).
Esses são os 15 primeiros municípios no Brasil a receberem treinamento de acordo com a portaria 2.048 do Ministério da Saúde. A professora Andréia Escudeiro ressalta: “Em alguns desses municípios existem escolas de nível superior com faculdades de Medicina e Enfermagem, e mesmo assim a UFF foi a escolhida”.

Pular para o conteúdo