Notícia

Biblioteca do Gragoatá recebe exposição sobre nazismo

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A exposição “Triângulos Roxos – As Vítimas Esquecidas do Holocausto Nazista” estará aberta ao público entre os dias 4 de setembro e 1º de outubro, de segunda-feira a domingo, das 8h às 20h30, na Biblioteca Central do Gragoatá. A entrada é franca.

Ela mostra, através de 60 painéis, 360 fotos históricas e 112 documentos, os eventos relacionados com o nazismo, o holocausto e a 2ª Guerra Mundial. Haverá também a exibição de um documentário em vídeo, ganhador do prêmio “Aurora” na Europa como o melhor documentário sobre o assunto, com entrevistas feitas com historiadores e sobreviventes e ainda, na entrada, uma réplica do arco colocado no portão do campo de concentração de Auschwitz.

O evento narra fatos históricos ocorridos de 1914 a 1945. Em especial, enfoca o sofrimento de um grupo de vítimas pouco conhecido, identificado por triângulos roxos em seus uniformes de prisioneiros. Esse grupo, composto por cidadãos alemães, foi punido por Hitler por se recusar a fazer a saudação de “Heil Hitler!” e a apoiar o regime nazista, contrário aos seus princípios religiosos.

“Triângulos Roxos – As Vítimas Esquecidas do Holocausto Nazista” é uma exposição itinerante, internacional, apresentada pelo grupo educativo Triângulos Roxos.

A Biblioteca Central de Gragoatá está localizada na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.

Pular para o conteúdo