A imagem das instituições federais de ensino superior (Ifes) reproduzida pela mídia foi tema de mesa-redonda realizada no 2º Encontro Nacional de Rádios, TVs e Assessorias de Comunicação das Ifes, que teve início nesta segunda-feira, 9 de agosto, na UFF.
Participaram da mesa-redonda Gustavo Balduino, secretário-executivo da Andifes, Alita Dianas, assessora de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina, e Maria Ceres Pimenta, assessora da Universidade Federal de Minas Gerais. O contexto social, político e econômico em que as universidades estão inseridas foi explorado pelos debatedores, assim como o papel por elas exercido nesse contexto.
A assessora Alita Dianas falou sobre a importância da UFSC, que ocupa a décima primeira posição no ranking de produção científica da América Latina. A universidade, é reconhecida tanto pelos bons resultados nas áreas de ensino e pesquisa, como pelos projetos de extensão. “É isso que acaba refletindo bem na comunidade”, disse a assessora. Ela abordou também a questão do acesso público, que é uma grande dificuldade enfrentada pelas comunidades. “Nós buscamos levar a frente a idéia de instituição pública gratuita de boa qualidade”. Enfatizou ainda que os problemas ocorridos na universidade refletem na comunidade.
A assessora Maria Ceres falou sobre a legitimação da imagem das universidades públicas, vistas como prestadoras de serviços, formadoras de pessoas e produtoras de conhecimentos, assim como sobre a necessidade de integração entre elas. “Nós, da UFMG, trabalhamos com elementos para a construção da imagem e criação de uma identidade institucional”. A assessora explicou que a UFMG carece de elementos, como todas as instituições públicas de ensino, e que isso prejudica a imagem da universidade.
O secretário-executivo da Andifes comentou que a imagem das Ifes perante a sociedade é boa, graças a sua referência na qualidade e na gratuidade, mas explicou que ela pode ser melhorada. “Com uma coordenação planejada, integrada, permanente e coerente os resultados serão melhores”, explicou Gustavo Balduino. Segundo ele, atualmente a Andifes é uma fonte de grande credibilidade e não há nenhuma dificuldade em ter acesso à grande mídia.