A UFF, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), e o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobrás apresentaram no dia 14 de julho as propostas de parceria entre as duas instituições. O objetivo é o estudo de problemas envolvendo a geração, a distribuição e o uso racional de energia, bem como das questões ambientais relacionadas à produção e ao uso de energéticos, setor estratégico para o país e que demanda a colaboração de especialistas.
Para a universidade, a parceria permitiria aumentar a integração com o setor produtivo e a sociedade, gerando contatos profissionais para professores e alunos e melhoria da infra-estrutura de ensino e pesquisa. Para a Petrobrás, seria uma forma de reduzir custos com pesquisas, consultoria e formação de pessoal, além de usar a experiência da instituição.
Além disso, a UFF, com seus laboratórios e recursos humanos pretende ser um efetivo centro de apoio a P&D da Petrobrás e empresas parceiras que atuam no setor. Também poderia prestar assessoria ao gerenciamento para a implantação de melhorias, procurando desenvolver de forma integrada com os profissionais da empresa, novas metodologias para a solução de problemas específicos.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Sidney Mello, o objetivo da universidade é se integrar cada vez mais. “Queremos nos colocar numa fatia para intensificar de forma mais positiva às demandas da indústria. Uma relação aberta entre a UFF e a Petrobrás”, diz.
O superintendente do Cenpes, Carlos Tadeu Fraga, explicitou o interesse nas parceiras de pesquisa. “Contem conosco para ajudar nas propostas apresentadas pela instituição. Me encanta a idéia de ter uma relação mais sólida com a UFF por meio dos projetos apresentados”, ressaltou.
A expectativa é de que as propostas possam ser feitas de forma mais institucional. Em meados de agosto, será traçado um protocolo de intenções, com objetivos, metas e prazos. De acordo com Tadeu Fraga, este protocolo refletirá melhor, os anseios das instituições.
O encontro contou com a presença do Reitor da UFF, professor Cícero Mauro Fialho Rodrigues, do coordenador de Projetos Científicos e Tecnológicos da Propp, professor Heraldo Mattos, do diretor administrativo e financeiro da Fundação Euclides da Cunha (FEC), Mauro Santos, e da assessora do reitor Jandira Thompson Motta.