Notícia

Maturana fala das relações sociais no Teatro da UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A segunda edição do evento Interculturalidades trouxe ao Brasil o biólogo chileno Humberto Maturana e a professora Ximena Dávila. Os dois fundaram em 2000 o Instituto de Formación Matríztica (www.matriztica.org), em Santiago, Chile, e participaram da conferência “Cultura e Autopoiesis: a perspectiva da criação” no dia 26, no Teatro da UFF.

Para o biólogo, o amor é o principal elemento modificador das relações humanas. Segundo ele o amar é deixar viver, é conviver, é aceitar o outro na convivência, e isso se dá através da conversa. Outro fator importante nas relações é a reflexão, é preciso refletir sobre uma situação e ser verdadeiro consigo mesmo. “O saber é inimigo da reflexão”, disse Maturana. Ele explica que uma vez que a pessoa sabe, não reflete sobre o que faz, passa a ser uma ação automática.

Para Maturana, as relações humanas são movidas por emoções que se refletem nas condutas e ações que praticamos no nosso dia-a-dia.

Pular para o conteúdo