No dia 7 de julho foi inaugurada a biblioteca da Casa da Princesa, no Morro do Preventório, em Charitas. A biblioteca é resultado de parceria entre a Associação dos Moradores do Preventório, a UFF e a Uerj, por meio da Rede Universitários de Espaços Populares. A biblioteca possui dois espaços, um de estudo e outro para contar histórias, são 1.500 livros, 800 doados pela associação de moradores. Alunos das duas universidades estão trabalhando desde fevereiro, desde as primeiros contatos com a Casa da Princesa, até a pintura da biblioteca.
A aluna do 6º período de Biblioteconomia e Documentação na UFF, Simone da Cruz, 27 anos, mora no Preventório e participou do projeto. “É muito importante essa iniciativa. Quando eu era criança tinha muita dificuldade, não tinha biblioteca na minha escola. Essa foi a chance que eu tive de oferecer para a comunidade o que eu não tive.”, conta a estudante.
O próximo passo de Simone é oferecer o curso de auxiliar de biblioteca para pessoas da comunidade. “Vamos mostrar o valor do serviço voluntário e é uma forma de não fechar a biblioteca”. As inscrições para o curso, que será na associação de moradores, já ultrapassaram as 25 vagas previstas.
A Casa da Princesa é uma das unidades da Fundação da Infância e Adolescência do governo do Estado e atende a cerca de 210 crianças entre 7 e 14 anos. A casa oferece atividades como coral, oficina de artes, dança contemporânea, ballet clássico, e agora leitura.