Os 25 anos do curso de Arquivologia serão comemorados no dia 7 de julho, às 18h, no Teatro da UFF. Os Correios irão criar um carimbo comemorativo para os 25 anos do curso. Após seu lançamento, o carimbo poderá ser encontrado nas agências de todo o país. Pela primeira vez no Brasil será executado o hino do arquivista. O evento também vai apresentar um hino em homenagem a UFF do compositor Almir Grego, criador de 350 hinos e músicas gravadas por Jamelão e Carmem Miranda.
Desde que foi criado em 1979, o curso já formou 448 profissionais e possui atualmente 360 alunos matriculados na UFF. Durante esses anos, a grade curricular passou por duas reformas, e a última, em 1993, possibilitou a utilização dos laboratórios de informática e a criação de disciplinas de administração de programas arquivistas.
Segundo a coordenadora de graduação em Arquivologia, Gláucia da Rocha Figueiredo, é tempo de comemorar as conquistas. “A festa significa mostrar o curso. O mercado é muito difícil. Tem gente que não sabe direito o que é a profissão e não dá muita importância”, diz Gláucia. A diferença entre os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia é que o arquivista cuida de tudo: fotos, cartas, etc. Exemplo desse trabalho é o projeto de extensão História Oral da UFF (leia mais em www.noticias.uff.br/noticias/2004/06/historia-oral-passado-uff.htm).
A comemoração dos 25 anos ocorre no dia 7 de julho, às 18h, no Teatro da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. Outras informações pelo telefone (21) 2629-9753.