Notícia

UFF é contemplada com recursos da Eletrobrás

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, participou, no dia 16 de junho, no Ministério de Minas e Energia, da solenidade para a assinatura de convênios de Capacitação Laboratorial em Eficiência Energética entre a Eletrobrás, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e as universidades.

Pelo menos 19 instituições de ensino superior – sendo 17 federais – de 16 estados – serão contempladas com este convênio, que prevê o investimento de R$ 5,2 milhões em equipamentos para os laboratórios, nas áreas de instalação elétrica, industrial e edificações, custeio de bolsas de graduação e pós-graduação e edição de um livro sobre o tema.

A formação de profissionais especializados na implantação de políticas de eficiência energética é uma das principais finalidades do convênio. Em contrapartida, as universidades devem difundir as práticas de uso racional de energia elétrica; aperfeiçoar o ensino das disciplinas relacionadas ao tema; e fornecer serviços à indústria nacional de avaliação do consumo de energia de sistemas motrizes, por exemplo.

As universidades beneficiadas com o convênio são UFC, UFPA, UFMT, UTAM, UFAM, UFPE, UFBA, UFRJ, UFMG, UFF, UFMS, UFGRS, UFRN, Ufal, UFPel, PUC-PR, UFSC, UnBe UFJF.

Pular para o conteúdo