“Esse programa tem uma importância ainda maior: envolve crianças e jovens, segmento que está investindo, no presente, em seu futuro”. Com estas palavras, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, demonstrou sua satisfação pela parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, a Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal do Rio de Janeiro que, com o apoio da Universidade Federal Fluminense, vai desenvolver o Programa Cidadania Ambiental, lançado no dia 11 de maio, no Teatro da UFF.
O objetivo do programa é conscientizar os alunos da rede municipal de ensino sobre o valor da preservação do meio ambiente. De acordo com Marina Silva, a iniciativa vai possibilitar que 660 alunos se transformem em verdadeiros ‘agentes ambientais’, atuando dentro de suas próprias comunidades e desenvolvendo soluções para diversos problemas ecológicos.
A ministra afirmou ainda que será criada uma rede de computadores para o compartilhamento, entre as escolas, das informações e pesquisas desenvolvidas pelos estudantes. Além disso, os projetos de comprovada eficiência serão selecionados para serem implementados pela Prefeitura e posteriormente pelo próprio Governo Federal.