“Fortes da Banda D’Além – Niterói na defesa da Baía de Guanabara”, tema da exposição realizada pelo Centro de Memória Fluminense da UFF, a Sociedade de Amigos do centro e pela Diretoria de Assuntos Culturais do Exército Brasileiro, será inaugurada no dia 4 de maio, na Fortaleza de Santa Cruz.
Durante a exposição será lançado o Caderno do Centro de Memória sobre as sete fortalezas de Niterói. O centro tem como proposta tornar a mostra itinerante. Em junho ficará na Biblioteca Central do Gragoatá, da UFF, e depois em vários locais de Niterói e Rio de Janeiro.
A mostra estará aberta ao público até 3 de junho. O endereço da Fortaleza de Santa Cruz é Estrada General Eurico Gaspar Dutra, s/n, Jurujuba, Niterói. O horário de visitação do forte é de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.
Centro de Memória Fluminense – O Centro de Memória Fluminense foi criado em 1992. É especializado em História do Estado do Rio de Janeiro e de Niterói. Teve início com a coleção do livreiro Carlos Mônaco e hoje seu acervo compreende outras coleções com 12,5 mil volumes, mil fotos e recortes de jornais sobre assuntos fluminenses, e está aberto a doações. O telefone do Centro de Memória Fluminense é (21) 2629-2777.