Notícia

Biblioteca Central inaugura reforma para economia de energia elétrica

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Na sexta-feira dia 14 de maio, às 16h, serão inaugurados o Laboratório de Geração Distribuída/Biodiesel (Labged) e as reformas da Biblioteca Central do Gragoatá (BCG). O projeto de reforma foi elaborado pelo Laboratório de Energia dos Ventos (LEV) da Escola de Engenharia e visa à economia de energia elétrica.
As obras foram feitas em três etapas. A primeira foi a alteração do quadro elétrico – a iluminação é acionada conforme a conveniência dos funcionários, antes todas as lâmpadas eram ligadas ao mesmo tempo. A segunda etapa foi a colocação de vidros, vedando espaços e melhorando o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado. Por último foram feitos o isolamento térmico do terceiro andar, a reforma de equipamentos e reparos em geral.
Outra novidade é o Laboratório de Geração Distribuída que auxilia a pesquisa sobre biodiesel e monitora o consumo de energia da biblioteca. O Labged possui um tanque com capacidade de 15 mil litros de combustível, duas turbinas e dois grupos de geradores: um alimentado com diesel e outro com biodiesel. Todas as informações são acompanhadas por computador, e serão avaliados o desempenho, desgaste e consumo dos geradores.
Segundo o coordenador do programa de ecoeficiência, Geraldo Tavares o Labged vai funcionar com alunos da Engenharia Mecânica, da Elétrica e da Química. “A gente já está acertando com os outros departamentos para fazer um laboratório em conjunto, para ser usado pelo máximo de alunos possível.”
Desde 1999 a UFF adota medidas que reduzem o consumo e que representaram uma economia de R$ 1,9 milhão nas contas do período de dezembro de 1999 até outubro de 2002. A UFF ganhou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Conservação e uso Racional de Energia 2002/2003 na categoria Órgãos e Empresas da Administração Pública.
Segundo o engenheiro elétrico do LEV Waldemir Lisboa, o conforto ambiental dentro da biblioteca é muito maior, antes das reformas a temperatura chegava a 30ºC quando os aparelhos de ar condicionado funcionavam no máximo, e hoje não chega a 27ºC. Isso auxilia a permanência dos estudantes, o trabalho dos funcionários e a conservação do acervo. As reformas coincidem com o aniversário de 10 anos da BCG.
A diretora do Núcleo de Documentação da UFF, Maria da Penha Sampaio, pretende reformar o balcão de empréstimo e a área de estudo do primeiro andar. No futuro haverá guarda-volume individual e até um café para os usuários.
A inauguração será no dia 14, às 16h, no prédio da Biblioteca Central, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.

Pular para o conteúdo