Notícia

Avaliação do estado nutricional de pacientes renais leva UFF a congresso em Veneza

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A professora de Nutrição da UFF Denise Mafra realizou a pesquisa “Acidose metabólica, estado nutricional e consumo de nutrientes em pacientes hemodialisados”, que recebeu recursos do Edital Recém-Doutor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) para continuar a avaliação do estado nutricional dos pacientes renais do Hospital Santa Mônica, medindo a acidez de suas células. Com os resultados deste estudo, a pesquisadora participará do Congresso Internacional de Nutrição e Metabolismo Renal, que ocorrerá em junho, em Veneza.
O trabalho é realizado em conjunto com o nefrologista e professor da Faculdade de Medicina da UFF, Jocemir Lugon. A verba será utilizada para a compra de instrumentos de trabalho para essa verificação, como computadores, adipômetro, impressora, papel e cartucho.
Segundo Denise Mafra, esta medição é importante, pois “já existem vários trabalhos mostrando que estes pacientes renais podem estar acidóticos e isso tem ocasionado perda de massa muscular, o que poderia levá-los a um processo de desnutrição”, explica. E com a verificação, “o tratamento pode ser efetuado antes que a perda de massa possa imperar no organismo do paciente, favorecendo assim, sua recuperação”, afirma a professora.

Pular para o conteúdo