Notícia

Trotes humanizados na UFF recebem prêmio

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Os projetos Trote Cultural do Setor de Marketing do Núcleo de Comunicação Social (Nucs) e do curso de Ciências Biológicas, ambos da UFF, estão entre os 15 vencedores do Prêmio Trote da Cidadania 2004, promovido pela Fundação Educar DPaschoal.

A premiação foi concedida no dia 12 de abril para 15 universidades que organizam ações sociais de recepção aos seus calouros e estimulam a continuidade dos projetos iniciados no trote. Como prêmio, os projetos da UFF vão fazer parte de uma publicação – o livro “Trote da Cidadania 2004” – da Fundação Educar DPaschoal que será enviada para outras universidades e empresas, transformando os projetos em referência para todo o país. Serão, ao todo, 3 mil exemplares distribuídos.

Cada projeto receberá R$ 500, que deverão ser aplicados conforme o planejamento enviado à fundação, além de um troféu com o nome da universidade. Os critérios de seleção foram mobilização interna (Reitoria, corpo docente e discente), planejamento do projeto, benefícios trazidos à comunidade, captação de recursos, captação de parcerias, visibilidade na mídia (jornais, revistas, rádio, TV – universitários ou não) e criatividade no desenvolvimento das ações sociais.

A UFF há três anos colocou em prática o Trote Cultural com a finalidade de diminuir a incidência de trotes que submetam os estudantes a brincadeiras humilhantes, vexatórias e até violentas. No início de cada período letivo, o trabalho entra em ação para estimular e apoiar os diretórios acadêmicos na realização de atividades socioculturais, além de integrar calouros e veteranos. Estas atividades têm como proposta beneficiar comunidades carentes localizadas na área de atuação da universidade e favorecer, principalmente, crianças e a terceira idade.

Outras informações no Setor de Marketing do Nucs pelos telefones (21) 2629-5248 e 2629-5249.

Pular para o conteúdo