O acesso ao Portal Capes, antes só feito dentro dos computadores cadastrados da UFF, agora pode ser feito pela comunidade acadêmica que quiser dispor dos seus periódicos. A iniciativa veio da direção do Núcleo de Documentação (NDC), mas junto com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) o trabalho já está em fase de testes.
E os benefícios vão mais longe. Possibilitarão maior agilidade dos professores da Universidade ao pesquisarem, uma vez que poderão acessar o portal de qualquer computador conectado à internet. “Isto, com certeza, será um fator determinante para o aumento da produção científica da UFF”, explica o diretor do NTI, Hélcio Rocha.
O acesso remoto deverá ser feito por um cadastramento com formulário disponível na página do Núcleo de Tecnologia (www.nti.uff.br), onde os pesquisadores serão autenticados por meio de do conjunto login/senha. “A partir disto, os professores poderão navegar por todo o portal sem qualquer restrição”, diz Rocha.
O serviço será oferecido a todos os centros universitários, após a fase de testes. No entanto, já são mais de 60 usuários cadastrados que refletem o êxito do trabalho realizado em conjunto pelos núcleos. “Até o momento tudo está funcionando normalmente. Mas contamos com o retorno da comunidade, para que tenhamos elementos para corrigirmos eventuais problemas”, ressalta o diretor do NTI.