Estão abertas até 27 de abril (data de postagem) as inscrições para o 9º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que será realizado entre os dias 26 de maio e 6 de junho no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Centro do Rio, e no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense em Icaraí, Niterói.
Serão aceitos trabalhos realizados em vídeo de qualquer formato e películas cinematográficas em 35mm ou 16mm, cujos realizadores – diretor e pelo menos mais três técnicos principais da produção – sejam universitários.
O regulamento e a ficha de inscrição para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens podem ser solicitados pelo e-mail competitivacurtas@yahoo.com.br, e o regulamento e a ficha de inscrição para a Mostra de Competitiva de Vídeos podem ser pedidos pelo e-mail competitivavideo.fest.uff@ajato.com.br, ou obtidas no site www.festivaluniversitario.cjb.net.
Além das mostras competitivas de curtas e vídeos, o festival apresentará a Mostra Competitiva Internacional de Escolas de Cinema; a Mostra Homenagem ao Pesquisador, Crítico e Professor de Cinema da UFF João Luiz Vieira; mostras paralelas de Ex-alunos, Infantil, Informativa de Vídeos, além de oficinas, seminários e debates diários após as duas mostras competitivas com a presença de realizadores, professores, alunos e profissionais de cinema.
O festival também promove a realização de um curta-metragem, realizado pelos alunos das escolas brasileiras de audiovisual premiadas, a partir de roteiro, escolhido após seleção feita em oficina de roteiro durante o festival, para a qual podem se inscrever estudantes dos cursos universitários de audiovisual do Brasil.
Projeto Sal Grosso – O Festival Brasileiro de Cinema Universitário nasceu a partir da realização conjunta de um curta-metragem, cuja equipe mista reunia estudantes dos três cursos de cinema então existentes no país: UFF, ECA-USP e Faap. Dessa corajosa empreitada, que juntou paulistas e cariocas na cidade de Cabo Frio, surgiu “Bem-vindo a Sal Grosso”, filme de abertura da primeira edição do festival. Contagiados por ecos dessa emblemática experiência, foi criado o Projeto Sal Grosso, que mais uma vez reúne, em uma equipe mista, pessoas de diferentes universidades e regiões do Brasil, no desafio de juntas realizarem um curta que encerrará o festival do ano seguinte.
Os estudantes de graduação em cinema/audiovisual podem inscrever roteiro para um filme de curta-metragem (documentário ou ficção) de até 10 minutos, a ser rodado em 16 mm, no Rio de Janeiro, por uma equipe mista de estudantes oriundos dos cursos de cinema/audiovisual que produzam trabalhos em película.
Cada estudante pode inscrever apenas um roteiro, que deve ser original. Uma comissão de seleção escolherá, dentre os roteiros inscritos, aqueles que participarão de uma oficina de roteiros ministrada durante o festival. Dessa oficina sairá o roteiro a ser produzido pelo festival e dirigido por somente um dos roteiristas, caso o roteiro tenha sido escrito por mais de uma pessoa. Para se candidatar é preciso enviar três cópias do roteiro, juntamente com um comprovante de que o roteirista é estudante universitário de cinema/audiovisual, impreterivelmente até o dia 30 de abril, para o endereço abaixo.
Festival Brasileiro de Cinema Universitário
a/c Aleques Eiterer
Rua Arídio Martins, 50 – Bloco 04 403
Bairro de Fátima Niterói RJ 24070-110
A equipe técnica será distribuída dentre as escolas de cinema/audiovisual. O corpo de júri da mostra competitiva de curtas determinará qual escola terá seu representante em cada uma das seguintes funções técnicas: direção de fotografia, captação de som, montagem, edição de som e direção de arte. A escola indicará um de seus alunos para exercer a função no filme.