Notícia

Pesquisa de Doutorado aborda história de urbanização de Niterói

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

No dia 19 de março, Maristela Chicharo Campos, aluna do curso de doutorado da UFF, defenderá a tese: “O Governo da Cidade: elites locais e urbanização em Niterói (1835-1890)”. A defesa acontecerá na sala 510 do Bloco O (ICHF), Campus do Gragoatá, São Domingos, às 15h.
O estudo trata do processo de urbanização da cidade de Niterói no momento em que esta se torna capital da província do Rio de Janeiro em 1835. Por iniciativa da Câmara de Vereadores, em função da elite local, foi posta em ação o segundo plano de urbanização que abrangia as regiões do Ingá e de Icaraí. Esta fase durou até 1890 com a Proclamação da República.
A banca será composta pelo orientador de Chicharo, o historiador da UFF Humberto Fernandes Machado, os historiadores da UFF Ismênia Lima Martins e Paulo Kaunss, da UENF Lana Lage e da UFRJ/ FGV(CPDOC) Marieta Morais Ferreira.

Pular para o conteúdo