A UFF e as universidades portuguesas firmaram, em Portugal, convênios que possibilitarão intensa troca de experiências acadêmicas entre Brasil e aquele país.
A Universidade Federal Fluminense já tem intercâmbios com as universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa e do Porto. Os convênios firmados na última viagem dão prosseguimento aos interesses das instituições e são do tipo “guarda-chuva”, isto é, se efetivam por meio da troca de professores e alunos entre a UFF e as universidades portuguesas.
Segundo o professor Cícero Rodrigues, a grande importância dos convênios está na internacionalização dessas trocas. “A universidade tem de se internacionalizar cada vez mais. Há o interesse pela tradição e gabarito dessas instituições, e a comunicação entre elas é essencial”, afirma.
Cursos como de História e Direito são exemplos práticos dos intercâmbios, de acordo com o reitor, pois são os que mais interagem com essas parcerias. Estágios de professores visando a pesquisas, consulta a acervos e ingresso nos cursos de mestrado e doutorado, além da facilidade da ida de alunos, tanto da pós-graduação quanto da graduação, fazem parte dos benefícios das trocas.
Uma das novidades do encontro em Portugal foi o interesse na realização de uma feira das universidades portuguesas. Para o reitor da UFF, o conhecimento do trabalho daquelas universidades, bem como a sua divulgação, fará com que alunos e professores tirem maior proveito do intercâmbio.