O projeto Avaliação do Desempenho dos Revestimentos de Fachadas, coordenado pela professora Regina Helena de Souza, do Departamento de Engenharia Civil da UFF, foi o único do Estado do Rio a obter financiamento do Fundo Verde-Amarelo, Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare) da Finep.
O Programa APQ1, da Faperj, também apoiou financeiramente o projeto. A UFF, mais uma vez, se sobressai na área de engenharia civil, cujo curso de graduação recebeu, pela sétima vez, o conceito A no Provão, desempenho que o coloca entre os seis maiores cursos de Engenharia Civil do país.
Os financiamentos viabilizam a aquisição de equipamentos e material de consumo para o desenvolvimento da pesquisa. O trabalho, que será feito no Laboratório de Materiais de Construção (Lamco) da UFF, durante os próximos dez anos, reúne professores dos departamentos de Engenharia Civil, Engenharia Química e Geomecâmica da universidade, além de docentes da UFRJ e Uerj e algumas empresas do ramo da construção civil de Niterói.
Serão construídas dez paredes no Campus da Boa Viagem e analisado, ao longo do tempo, o desempenho dos revestimentos externos mais freqüentemente utilizados nas fachadas prediais do Rio e de Niterói, sob a ação de um ambiente real e agressivo, como chuva, vento, sol, poluição, variação da temperatura e maresia.
A pesquisa partiu da observação de que muitos prédios de 20 anos ou mais vêm apresentando sérios problemas nas fachadas, como corrosão das armaduras de concreto e infiltração de água da chuva nas paredes de alvenaria. Isso traz custos elevados de recuperação, causando acidentes.