A Clínica de Odontogeriatria da UFF é a primeira do gênero a funcionar em uma universidade pública no Estado do Rio de Janeiro. O atendimento é destinado a pessoas de 60 anos ou mais e conta com um importante diferencial: a atenção e o carinho com que os pacientes são recebidos.
Além de atender à comunidade, o local é um espaço para a prática dos alunos de Odontogeriatria, que aprendem a cuidar dos pacientes idosos levando em conta as transformações que ocorrem nessa fase da vida. “Os alunos têm noções de psicologia, nutrição, enfermagem, neurologia e cardiologia na terceira idade e, de-pois, aplicam esses conhecimentos na clínica para um tratamento eficaz”, afirma a professora de Endodontia e Odontogeriatria Miriam Scelza, idealizadora do projeto.
Orientados por três professores e três estagiários, os 14 alunos que trabalham na clínica são treinados a fazer mais do que próteses. “Há pacientes que chegam aqui com um histórico de AVC (acidente vascular cerebral), dentre outras enfermidades. Em todos esses casos, é preciso saber lidar não só com a doença, mas com o prejuízo psicológico causado por ela”, ressalta a professora.
A clínica funciona todas as terças-feiras pela manhã, no 3° andar da Faculdade de Odontologia. Para ser atendidod é preciso se inscrever no “Mequinho”, Avenida Jansen de Melo, 174, Centro, Niterói. Outras informações pelos telefones 2620-2014 e 3604-6167 (Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia) ou ainda 2629-9926 e 2629-9928 (Faculdade de Odontologia).