Nesta quinta-feira, 4 de novembro, o Centro de Artes UFF promove mais um concerto da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) da UFF, em homenagem ao centenário de nascimento do maestro petropolitano César Guerra-Peixe. A apresentação, que tem como convidado especial o regente Carlos Völker-Fecher, ocorre no Cine Arte UFF na Reitoria, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói.
A OSN UFF interpretará composições das obras “Mourão”, “Petrópolis da Minha Infância”, “Suíte Sinfônica nº 2 – Brasília”. O programa apresenta obras de diferentes momentos da vida de Guerra-Peixe, como “Suíte Sinfônica Nº 2 – Pernambucana”, que representa uma profunda reflexão estética do compositor, a partir do contato que teve com o folclore musical no período em que morou no Recife.
O maestro, compositor, musicólogo e arranjador César Guerra-Peixe foi um dos grandes artistas nacionalistas brasileiros que transitou entre o erudito e o popular, muitas vezes fundindo os dois gêneros. O compositor já integrou a OSN UFF no naipe dos violinos, sendo sua primeira apresentação com o grupo em 1962, quando esta tinha apenas um ano de existência.
Carlos Völker-Fecher
Völker-Fecher iniciou seus estudos na Escola de Música Santa Cecília, mesma instituição onde Guerra-Peixe começou a estudar música também. Mas somente em 2000 é que o regente se dedica ao estudo da obra de Guerra-Peixe e, desde então, tem apoiado e incentivado diversas orquestras no Brasil e no exterior a conhecerem mais sobre sua produção.