Se o seu sonho é estudar na UFF, fazer uma nova graduação ou mudar para o curso que tanto deseja, a hora é essa. A Universidade Federal Fluminense bate recorde em número de vagas para Transferência Facultativa, Reingresso e Mudança de Curso (TRM). Esse ano serão oferecidas 1.704 vagas, um aumento de mais de 40% em relação às disponibilizadas em 2014. São 953 vagas para o primeiro semestre letivo de 2015 e 751 para o segundo.
As inscrições vão até o dia 26 de janeiro, segunda-feira, e são feitas somente pela internet, através do site http://www.coseac.uff.br/trm/2015/. O valor da taxa de inscrição é de R$ 170 para as modalidades de Transferência e de Reingresso e R$ 70 para Mudança de Curso.
Alunos regularmente matriculados em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), ministrado em outra instituição de ensino superior podem tentar uma das 369 vagas para Transferência em cursos de Niterói ou uma das 273 nas unidades do interior do Estado. Medicina é o curso que mais oferece vagas nessa modalidade, são 42 divididas entre o 3º e o 6º período. Em segundo lugar, vem o curso de Direito oferecendo 28 vagas.
O Reingresso pode ser disputado apenas pelos portadores de diploma de curso de graduação em Ensino Superior, seja pela UFF ou por outra instituição reconhecida pelo MEC. Em Niterói os cursos que mais oferecem vagas são Engenharia Agrícola e Ambiental; e Segurança Pública, com 20 em cada. Nos campi do interior se destacam os cursos de Engenharia de Agronegócios em Volta Redonda e Pedagogia em Angra dos Reis, também com 20 vagas oferecidas em cada área.
Se você já é estudante da UFF e percebeu que tem outra vocação, prepare-se para concorrer a uma das 574 vagas de Mudança de Curso. Engenharia de Produção em Rio das Ostras e Psicologia em Volta Redonda oferecem 10 vagas cada. Em Niterói, o curso de Farmácia oferece 20 vagas e Engenharia de Petróleo tem sete vagas.
“Na história da universidade nunca tivemos uma oferta de vagas tão expressiva, são mais de 500 em relação ao ano passado, principalmente, em cursos concorridos como Medicina”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Renato Crespo. “O número de oportunidades oferecidas este ano reflete a preocupação da UFF em preencher as vagas ociosas, causadas pelo cancelamento de matrícula solicitado pelos alunos”, completou.
As provas de Redação em língua portuguesa e de Conhecimentos Específicos, com questões discursivas, serão realizadas exclusivamente no município de Niterói, no dia 8 de fevereiro de 2015 (domingo), com início às 9h e término às 13h. O resultado final será divulgado em 10 de março, a partir das 17h, no endereço eletrônico do concurso.
O quadro de vagas de todos os cursos, o edital, e outras informações podem ser obtidas no sitehttp://www.coseac.uff.br/trm/2015/.