Na tarde dessa terça-feira, 11 de agosto, a UFF e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) assinaram um convênio na área de inovação e desenvolvimento tecnológico, com o objetivo de apoiar a propagação de projetos de cooperação técnica e promover a criação de ambientes de inovação. A cerimônia ocorreu no Centro de Pesquisas CSN em Volta Redonda.
Na ocasião, o reitor Sidney Mello lembrou a relação histórica da Universidade com a CSN e afirmou que a aproximação institucional proporcionará a produção de conhecimento capaz de gerar desenvolvimento científico e inovação tecnológica. “Essa relação com certeza dará frutos muito relevantes para a sociedade, afinal, estamos falando de uma grande faculdade da região sudeste, associada à uma empresa nacional com papel enorme no desenvolvimento do país“, enfatizou.
Roberto Germano, gerente geral de desenvolvimento de produto da CSN, ressaltou a importância do convênio. “Muitos dos nossos funcionários são egressos da Universidade Federal Fluminense e não há sentido em ficarmos distantes”, declarou. “Eu fiz questão como gerente geral da companhia de intensificar essa ligação com a universidade”.
CAMPUS DE VOLTA REDONDA
A política de gestão da UFF sempre teve a interiorização como fator essencial para o desenvolvimento da educação. Assim, depois de três décadas de cursos no interior do estado, em maio de 2004 a universidade consolidou o Pólo Universitário de Volta Redonda, por intermédio de um consórcio entre a UFF, a UFRRJ, o MEC e a Prefeitura do município.
O campus foi implantado a partir de um estudo de demanda da região e os novos cursos atendem às expectativas dos estudantes e das empresas do Vale do Rio Paraíba. Atualmente a unidade da UFF em Volta Redonda dispõe de cursos em três áreas do conhecimento: Engenharia, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Exatas.
COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL
A CSN, fundada em 9 de abril de 1941, é um dos maiores grupos industriais do Brasil. A empresa produz e fornece produtos para fabricantes de eletrodomésticos, setor de embalagens, construção civil e indústria automobilística, além de ser uma das maiores exportadoras de minério de ferro do continente.