O cientista social Eurico de Lima Figueiredo recebeu nessa sexta-feira, dia 21 de agosto, o título de professor emérito da Universidade Federal Fluminense. A cerimônia foi realizada no auditório Moacyr de Carvalho Gama no bloco F, Campus do Gragoatá. A homenagem é em reconhecimento à sua trajetória profissional ao longo de 45 anos de dedicação à universidade.
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Eurico, conquistou, em 2003, o título de Doutor Notório Saber em Ciência Política pela UFF. É professor titular de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais, além de ser o primeiro a ocupar a direção do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST). Em seu discurso de agradecimento ele relembra sua trajetória na UFF e ressalta a importância do Instituto para a comunidade universitária e também pela atividade pioneira no país.
O homenageado iniciou sua carreira acadêmica na Universidade Federal Fluminense, em 1970. Ele esteve à frente de diversos cargos de destaque na universidade, como os de coordenador adjunto e cofundador do NEST/UFF, juntamente com o professor René Dreifuss, e coordenador do acordo internacional entre a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Estadual da Califórnia.
Hoje, o cientista se dedica exclusivamente ao Instituto de Estudos Estratégicos, realizando estudos e pesquisas voltados, sobretudo, para o campo das relações entre Forças Armadas e sociedade e de estudos estratégicos de defesa e segurança.
O vice-reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega presidiu a cerimônia de entrega do título e destacou as qualidades profissionais e a trajetória do professor Figueiredo. Também enfatizou a importância da universidade para a educação no país, mesmo enfrentando junto com as demais instituições federais esse momento de dificuldades. Segundo ele, “a UFF sobreviverá para além de todos nós, incluindo e ajudando o país a ser melhor”.
Além do o vice-reitor da UFF, estiveram presentes à mesa as seguintes autoridades: o presidente do Conselho do Centro de Estudos Políticos Estratégicos e da Escola de Guerra Naval, Álvaro Augusto Dias Monteiro; o deputado federal Miro Texeira; o ex-comandante e reitor do Instituto Militar de Engenharia (IME), José Carlos Amarante; o Tenente Brigadeiro, Paulo Roberto Bastos; o embaixador Alexandre Zardo Neto, o presidente do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa (INEP), Luis Fernandes e a ex-vice-reitora e presidente da Associação de Professores Inativos da UFF (ASPI), Aidyl de Carvalho Preis.