Informe

Livro que apresenta trabalho do programa Terapia Expressiva no Huap será lançado na UniLaSalle

O auditório da UniLaSalle será palco do lançamento do livro “Terapia Expressiva: a arte do afeto colorindo um hospital” em 22 de setembro, às 19h. A publicação foi editada pela Editora da UFF (Eduff) e a organizadora é a médica Denise Vianna, do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, que estará presente para apresentar a publicação. O evento será aberto às 18h com apresentação de dança circular na Varanda Cultural, com participação da professora Luciana Ostello. O artista plástico Antônio Machado também foi convidado a participar.

A ideia do livro é apresentar o trabalho de humanização e cuidado integral realizado com os pacientes do Núcleo de Atenção Oncológica, do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói (RJ), por meio do programa “Terapia Expressiva como veículo do cuidado integral”. São apresentadas as bases que fundamentam o programa, os resultados que vêm sendo obtidos, as reflexões e transformações que ocorreram no Huap e fora dele.

O programa Terapia Expressiva utiliza manifestações artísticas, como contação de histórias, pintura, dança, colagem, entre outras, para fazer uma aproximação intersubjetiva com os pacientes e motivá-los a expressar emoções e sentimentos. O diretor do ISC, Aluísio Gomes da Silva Júnior, em seu texto de apresentação na publicação afirma que: “Os relatos e reflexões reunidos na publicação exibem a atitude ético-política de um grupo de pessoas que mobiliza centenas de outras pessoas, num movimento solidário de intervenção em ambientes muitas vezes enrijecidos em suas práticas de cuidar”.

O DVD que acompanha o livro traz dois vídeos, o documentário “Nas Costas do Tempo” e o longa-metragem “Arte do afeto colorindo o hospital”. Dirigido por Daniel Leão, o documentário reuniu uma série de entrevistas que abordam os fundamentos teóricos do trabalho. Já o longa é assinado por Eunice Vasques e, com legendas em inglês, apresenta a rotina das ações no campo de trabalho, desde sua discussão, preparação e atuação.

                            (Aline Bonifácio – Instituto de Saúde Coletiva UFF)

Dados do informe

16/09/2015


Pular para o conteúdo