A FAPERJ lançou, no último dia 17, o Edital para aquisição de equipamentos multiusuários de grande porte. Serão custeadas a aquisição de equipamentos (capital), além de pequenas obras de infraestrutura e instalação, e despesas de importação até o limite máximo de 18% do valor do bem importado (custeio).
Podem submeter propostas equipes multidisciplinares, formadas por um mínimo de 15 pesquisadores, com vínculo empregatício/funcional nas instituições de ensino e pesquisa consorciadas sediadas no estado do Rio de Janeiro. Entre eles, deverá ser nomeado um coordenador e um vice-coordenador – pesquisador de reconhecimento nacional e/ou internacional, que seja Pesquisador 1 do CNPq e/ou Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ. Os demais participantes serão considerados pesquisadores consorciados. Serão aceitas apenas propostas multi-institucionais, constituídas por, pelo menos, três instituições diferentes. Também o coordenador e o vice-coordenador devem ser de instituições distintas e pelo menos oito pesquisadores do grupo devem ser de instituições que não a do coordenador.
As propostas devem ser acompanhadas de um oficio atestando a anuência explícita do dirigente máximo da instituição de origem. Por isso, a Proppi formará uma Comissão para avaliar as propostas e sugerir ao Magnífico Reitor a ordem de prioridade dos projetos. Para tal, as propostas devem ser submetidas por via eletrônica para o e-mail equipamentosgp@proppi.uff.br até o dia 16 de outubro, impreterivelmente. A UFF apoiará exclusivamente os projetos que tenham como coordenador um docente da Instituição, e que estejam solicitando equipamentos a serem instalados nas dependências da UFF. Será necessário um documento do Diretor da Unidade em que o equipamento será instalado garantindo as condições de espaço físico e instalações elétricas e hidráulicas que se façam necessárias. Adicionalmente, será exigido carta compromisso do proponente informando que, caso contemplado, o equipamento será inscrito na Plataforma de Equipamentos Multiusuários da UFF – PROGEM.
Outro aspecto a ser considerado é que o equipamento proposto deve refletir a necessidade de um conjunto articulado de linhas de pesquisa, e as metas a serem atingidas na proposta deverão ser especificadas, de modo a permitir o seu acompanhamento e avaliação. Embora o equipamento a ser adquirido deva ser incorporado ao patrimônio da instituição de origem do coordenador da proposta, deverá estar disponível para utilização interinstitucional e sua manutenção deverá ser de responsabilidade compartilhada dos usuários das instituições consorciadas.
A íntegra do Edital pode ser conferida no link http://www.faperj.br/downloads/Edital_AQUISIÇÃO_DE_EQUIPAMENTOS_DE_GRANDE_PORTE_SET_2015_PDF.pdf