Informe

Huap inaugura centro de excelência para recém-nascidos e maternidade de alto risco

Foi inaugurado nesta segunda-feira, 4 de abril, o Centro de Perinatologia do Hospital Universitário Antônio Pedro, que engloba a Unidade Neonatal e a Maternidade de Alto Risco.

Com a recente reforma, a Unidade Neonatal do Huap se torna uma das mais modernas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal do Estado do Rio, oferecendo uma estrutura de qualidade e acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

A recente obra concluída na Unidade Neonatal deste Centro permite, a partir de agora, um melhor atendimento, pois a equipe de saúde e a população contarão com instalações físicas modernas, orientadas pelas determinações da ANVISA, fato essencial para manter a qualidade e permitir mais segurança ao atendimento dos recém-nascidos e às suas famílias.

Os chefes da Uti Neonatal do Huap, Alan Araujo e Sayonara Drummond comentaram sobre a emoção de conseguir realizar um projeto de muitos anos idealizado por toda a equipe multiprofissional , com  local adequado para trabalhar, de acordo com as normas técnicas exigidas e principalmente poder proporcionar um atendimento de qualidade aos usuários SUS.

A coordenadora de enfermagem da Neonatal, Maria Teresa Barbosa destacou o trabalho realizado por toda a equipe, que durante todo esse período conseguiu manter a qualidade do serviço prestado e agora pode contar com um ambiente ideal para trabalhar.

A obra da Unidade Neonatal está localizada em um espaço de 250 metros quadrados ocupados por 8 leitos de UTI Neonatal, 8 leitos de UI, além do espaço Mãe Canguru com 4 leitos, que dispõe de um ambiente humanizado, estimulando o aleitamento materno e garantindo a  privacidade e o conforto para as gestantes.

Representando a Gerência de projetos e Obras, o arquiteto Marcello Saldanha, destacou que a obra é o resultado da colaboração da direção e da equipe de saúde que forneceu informações preciosas para o projeto ser concretizado.

O diretor-geral do Huap,  Tarcisio Rivello agradeceu o trabalho realizado por toda a equipe envolvida no projeto  para que pudesse  cumprir  a obra e atender as demandas da população .  A UTI Neonatal integrada à UI e ao espaço Mãe Canguru pode ser comparada a uma das melhores da região. Nós somos uma unidade de ensino e precisamos aprimorar o conhecimento, formando profissionais que vão trabalhar na rede, destacou o diretor.

O vice-reitor Antonio Cláudio Nobrega , parabenizou o hospital por levar adiante os objetivos planejados, trabalhando com a missão da universidade  em formar pessoas  e  do hospital de qualificar o atendimento.  

O reitor Sidney Mello destacou a capacidade do Huap aliado a UFF de cumprir o seu papel  mesmo diante de situações adversas e momentos de crise pelo qual o país vem passando. Satisfeito e orgulhoso em participar deste momento o reitor elogiou a direção do hospital pela capacidade de resistência e trabalho  para elevar o hospital. Toda vez que venho ao Huap tenho uma grata surpresa, seja com novos equipamentos, desenvolvimento de novas tecnologias, ou a inauguração de ambientes como este, afirma o reitor.

Após as falas houve o descerramento da placa, seguida da visitação pelo setor e a benção dada pelo diácono José Márcio da Costa.

A Universidade garante, assim, a oferta de um atendimento Neonatal de excelência à população que recorre aos seus cuidados. O ganho é imenso para toda a população atendida pelo Huap/UFF.

Dados do informe

04/04/2016


Pular para o conteúdo