A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, irá realizar o 3º Encontro da Cidade com a Ciência, nos dias 10 e 11 de junho. Nesta edição, o evento tem por objetivo discutir e planejar o escopo do projeto para tornar o Município “Cidade Inteligente e Humana”. A programação, no sábado, terá conferência, palestras e Grupos de Trabalho no Campus UFF de Rio das Ostras (Curo)
Desde 2014, Rio das Ostras integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas. A instituição foi criada durante a solenidade de assinatura da “Carta de Vitória” , na capital do Espírito Santo, um protocolo de intenções que formaliza o compromisso das cidades com o desenvolvimento tecnológico e social.
Rio das Ostras entrará no mapa das atividades científicas, tecnológicas e de inovação junto à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas ao cumprir as etapas dispostas no Estatuto da Rede. “Esta motivação aumenta nossa vontade de tornar o Encontro o melhor palco para cada cidadão do Município externar sua opinião e contribuir com o Projeto Rio das Ostras Cidade Inteligente e Humana”, explica a Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite.
O 3º Encontro da Cidade com a Ciência tem início no Teatro Popular, no dia 10, a partir das 18h, com a Conferência “A Cidade Inteligente e Humana na Rede Brasileira de Cidades Inteligentes”.
O Encontro terá a participação de André Gomyde; Presidente do Fórum Nacional de CT&I e da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas da FNP (Frente Nacional de Prefeitos); Alexandre Lyra,Gerente de Negócios da Módulo Security; e Cláudio Nascimento, Conselheiro do Porto Digital (Recife – PE) e Vice-presidente do Fórum Nacional de CT&I e da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas da FNP.
No sábado, no Curo, a partir das 8h30 serão feitas as participações dos professores da UFF. A professora Flavia Bernardini do Instituto de Ciencia e Tecnologia (ICT/UFF) fará palestra “Rio das Ostras nos Caminhos para Cidade Inteligente e Humana”. Os professores Adriana Russi e Áureo Mendonça do Instituto de Humanidades e Saúde (IHS/UFF) abordarão o assunto”Direito Cultural e Cidadania”.
Para debater as etapas previstas no Estatuto da Rede, o Encontro terá quatro Grupos de Trabalho (GTs) no dia 11 de junho,
no Curo. Na ocasião, serão debatidos os temas: “Contribuições para tornar a Economia Inteligente visando a Rio das Ostras do futuro”; “Para uma Cidade Inteligente em Primeiro Lugar estão a Vida, a Pessoa e a Governança Inteligente”; “Estratégias para o Ambiente Inteligente e Sustentabilidade do Ecossistema”; e “Rio das Ostras e Mobilidade Inteligente”.
A partir da 10h, os professores Edwin Benito Mitacc , diretor do ICT/UFF e o coordenador do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais e vice-diretor do ICT/UFF participarão do G4 ( Rio das Ostras e Mobilidade Inteligente).
À tarde, a partir das 14h, serão conhecidos os nomes para o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a partir das 14h30, apresentados os relatórios dos Grupos de Trabalho. Ao final do Encontro será entregue ao prefeito Sabino a “Carta Rio das Ostras Cidade Inteligente e Humana”.
Rio das Ostras está entre os 31 municípios do mundo que integram o Projeto Internacional de “Cidade Inteligente e Humana”. Somente dez cidades foram escolhidas no Brasil e o Município é o único representante do Estado do Rio de Janeiro na lista. Há uma promessa de recursos para o desenvolvimento dos projetos que a cidade decidir desenvolver, em especial nas áreas de Saúde, Mobilidade e Acesso.
No País a iniciativa é desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Computação em parceria com a Comunidade Econômica Europeia (CEE), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Mcti), Frente Nacional de Prefeitos e Rede Brasileira de Cidade Inteligente e Humana.
Além de Rio das Ostras, no Brasil foram credenciados pela União Europeia e pelo Banco Mundial os municípios de Vitória (ES), Taquaritinga (SP), Recife (PE), Olinda (PE), Paulista (PE), Anápolis (GO), Colinas de Tocantis (TO), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS).
A terceira edição do Encontro da Cidade com a Ciência conta com o apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), ASSESPRO, RDZ no Bolso, ProMelhor Incubadora Tecnológica, Núcleo Gourmet de Rio das Ostras e Agência Bunker, dentre outros.
O Curo fica na Rua Recife s/n, Jardim Bela Vista.