O Programa de Extensão Ações Sustentáveis na UFF, implantado e institucionalizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), desde 2011, vem trabalhando a fim de instalar uma política de educação ambiental dentro da UFF, promovendo assim uma nova cultura institucional sustentável para atender ao Decreto Presidencial nº 5.940/2006.
Neste sentido, em 9 de julho, a PROEX, por meio da Coordenação de Difusão e Fomento à Extensão, realizou um encontro com o Instituto de Eventos Ambientais (IEVA), em que foram tratados diversos assuntos, dentre eles, a realização de atividades extensionistas sustentáveis no final do mês de setembro deste ano. Foi também discutida a possibilidade de se iniciar o trabalho de implantação da A3P- Agenda Pública Ambiental da Administração Pública. Em breve serão divulgadas mais informações.
Durante a realização de uma das atividades que acontecerá em setembro, o selo IEVA de Eventos Sustentáveis será entregue ao evento Comunidade em Alerta: mapeando e monitorando os riscos geológicos promovido pelo Programa UFF SOS Comunidade, em dezembro de 2015. O selo é uma declaração conferida pelo IEVA para os eventos que cumprem com os parâmetros e objetivos da Norma Internacional ISO 20.121/2012 ou ABNT NBR ISO 20.121/2012.
A UFF mantém um Termo de Cooperação com o Instituto de Eventos Ambientais (IEVA), associação sem fins lucrativos, criada com o intuito de promover eventos ambientais, sociais e educativos, objetivando promover a educação ambiental em todos os níveis, bem como o desenvolvimento sustentável e suas práticas e resultados positivos.
A cada dia a Extensão Universitária vem tentando fazer com que os discentes, docentes, técnico-administrativos, terceirizados e demais membros das comunidades interna e externa à UFF trabalhem na promoção e prática de ações sustentáveis dentro da Universidade. Dessa forma, a Extensão reconhece que o caminho da sustentabilidade é o único que pode garantir a preservação do meio ambiente.