A Pró-Reitoria de Extensão da UFF, em parceria com a ação extensionista Grupo Transdisciplinar de Estudos e Tratamento do Alcoolismo e outras Dependências (GEAL), recebeu um grupo de discentes, monitores e professores da LaGuardia Community College, da cidade de Nova York – EUA, como parte das ações da primeira edição do CAMPUS DAY. O evento, que tem por objetivo oferecer aos estudantes a oportunidade de estudar comparativamente questões relacionadas ao desenvolvimento humano e processos urbanos, ocorreu no dia 15 de julho, no Campus do Mequinho.
Coordenado pelo professor Jairo Werner Júnior, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense e coordenador do GEAL, o CAMPUS DAY ofereceu diversas atividades aos participantes, entre elas oficinas de sexualidade/violência contra a mulher, oficinas de desenho e expressão, atividades mediadas expressivo-criativas de interação e aprendizagem e outras. Participaram do evento oito estudantes de graduação, três alunos de pós-graduação e dois professores, todos da LaGuardia Community College, além de discentes da UFF dos cursos de medicina, psicologia, pedagogia e história que atuam nas ações do GEAL.
Participaram também alunos de escolas públicas onde o Programa de Extensão da UFF desenvolve atividades. O CAMPUS DAY é mais um passo da PROEX rumo à internacionalização do fazer extensionista da UFF. Segundo o Prof. Jairo Werner, “a internacionalização é fundamental para a extensão e é vista como de grande importância pela universidade americana, que enxergou a relevância que ações como essa têm para o desenvolvimento de seus alunos, para ampliar suas fronteiras e para sua visão humanística. Da mesma forma, receber esses estudantes por meio de ações de extensão é também uma experiência valiosíssima para os discentes da UFF”. O Pró-Reitor de Extensão, professor Cresus Vinicius Depes de Gouvêa, também marcou presença no evento e reforça a relevância do processo de internacionalização dos projetos de extensão, defendendo que a extensão “é o início, o meio e o fim da pesquisa e do ensino” e que, portanto, “toda troca entre a universidade e a comunidade se faz necessária e urgente”.