Informe

PROEX visita o Programa de Monitoramento de Postura

A equipe da Proex, integrante do Projeto Visitas Técnicas de Extensão (Visitex) esteve no escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater) no Colubandê, em São Gonçalo (RJ), no dia 28 de julho de 2016, para acompanhamento do Programa de Extensão Monitoramento de Postura conhecido como Galinha Caipira. O Programa é coordenado pelo Prof. Marcos Alexandre Teixeira, coordenador da Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da UFF.  O trabalho conta ainda com a participação da graduanda de engenharia agrícola, Thaíse Nunes Lima, que atua conjuntamente no acompanhamento do programa. A parceria entre a UFF e a Emater permite reforçar a capacidade técnica e institucional da Universidade nas temáticas de extensão rural e propicia o envolvimento dos alunos em experiências de campo.

No momento está sendo implantada na comunidade da região a cartilha desenvolvida pela Universidade, a partir de conversas com os pequenos agricultores locais, formada de desenhos e ícones permite ao agricultor não letrado registrar e acompanhar a produção e manejo das aves poedeiras. 

O objetivo principal da ação conjunta é a complementação de renda do pequeno produtor, neste caso, por meio do fornecimento de ovos para a merenda escolar. De acordo com o supervisor local do escritório da Emater – Rio/São Gonçalo, Sr. Antônio Carlos Marins, após a fase experimental, a cartilha será integrada ao material da Emater para ser utilizada em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Benito Igreja Jr., da Emater – Rio/São Gonçalo, os conhecimentos da Universidade são recebidos com interesse pela comunidade local. “Eles (os agricultores) têm plena capacidade de compreender dentro do saber deles”, afirma o técnico.

Dados do informe

01/09/2016


Pular para o conteúdo