A equipe do Projeto Visitas Técnicas (VISITEX) conversou com os participantes do II Curso de Extensão (Básico de Biossegurança), realizado entre 29 de agosto e 02 de setembro no Instituto Biomédico, sobre a importância da Extensão Universitária na formação acadêmica. Para a aluna Ana Carolina da S. Braga, doutoranda em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, a extensão “possibilita uma ampla conscientização e atualização, contribuindo para uma melhor formação profissional”.
Já para Thaís Brasil Silveira, aluna de pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas, “a participação em projetos de extensão possibilita que o aluno tenha a percepção de como será sua realidade profissional após a conclusão da graduação, pois o contato com a população colabora para o desenvolvimento local, contribuindo diretamente para a melhoria, em menor ou maior grau, da sociedade como um todo”. As alunas se mostraram bastante satisfeitas com o curso e aproveitaram o bate-papo com a equipe para sugerir novos módulos na temática de Biossegurança, tais como práticas de pipetagem e biossegurança com ênfase em risco químico.
O curso, coordenado pelo Prof. Ronald Marques dos Santos, da Coordenação de Graduação de Biomedicina, contou com 20 participantes, em sua maioria composta por técnicos de laboratório. As aulas foram ministradas pela Prof.ª Maria Eveline de Castro Pereira, do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Essa ação está vinculada ao Programa de Extensão “Sensibilização e Capacitação em Biossegurança da UFF”, coordenado pelo Prof. Saulo Cabral Bourguignon.