Informe

Ações de extensão do HUVET recebem Visita Técnica da PROEX

Duas atividades extensionistas promovidas pelo Hospital Veterinário Professor Firmino Marsico Filho (Huvet) foram realizadas simultaneamente no Campo de São Bento, em Icaraí, no dia 15 de outubro: a “Campanha de Conscientização de Doenças transmitidas por Vetores”, coordenada pela Prof.ª Aline Moreira de Souza, vice-diretora do Huvet, e a “Campanha de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama em Cadelas e Gatas”, coordenada pela Prof.ª Maria de Lurdes Gonçalves Ferreira.  A equipe do projeto Visitas Técnicas de Extensão Universitária (Visitex) acompanhou o evento e conversou com as duas coordenadoras e uma das bolsistas de extensão.
A “Campanha de Conscientização de Doenças transmitidas por Vetores” surgiu a partir da “necessidade de informar ao público sobre a importância do combate a dessas doenças, principalmente através do uso de produtos para a prevenção de carrapatos e pulgas”, segundo afirma a Prof.ª Aline Souza. Para a coordenadora da ação, essas doenças podem ser transmitidas não só para os animais, mas também para as pessoas.

A Prof.ª Maria de Lurdes, que também coordena o Projeto de Atendimento Clínico, Cirúrgico e Veterinário no Huvet, falou sobre a “Campanha de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama em Cadelas e Gatas”, que vem acontecendo desde 2014. Perguntada sobre os retornos das campanhas, afirmou que pode-se perceber o efeito imediato da ação: “Temos percebido, desde que começamos a fazer as campanhas,  o aumento de proprietários de fêmeas no Huvet, buscando a castração,  com o intuito de reduzir o risco de câncer de mama, uma vez que a melhor forma de prevenção é a castração precoce das cadelas e gatas. Hoje em dia são feitas muito mais cirurgias preventivas do que fazíamos antes das campanhas”. A coordenadora falou ainda sobre o papel da extensão universitária na formação dos alunos: “a extensão universitária é a oportunidade que os alunos têm de ter contato direto com a comunidade e poder tanto adquirir informações quanto prestar serviço informativo”. 

A equipe do Visitex conversou ainda com a bolsista de extensão Nathália Souza Leão Silva, aluna do 6º período de Medicina Veterinária, que falou sobre a importância da extensão na sua formação destacando que “a extensão abre a possibilidade de se aprender na prática, junto com um professor orientador, além da possibilidade de conhecer mais a fundo a área em que se está atuando”. E concluiu: “É um mundo diferente na prática”.

 

Dados do informe

21/10/2016

,

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Extensão

Pular para o conteúdo