Duas atividades extensionistas promovidas pelo Hospital Veterinário Professor Firmino Marsico Filho (Huvet) foram realizadas simultaneamente no Campo de São Bento, em Icaraí, no dia 15 de outubro: a “Campanha de Conscientização de Doenças transmitidas por Vetores”, coordenada pela Prof.ª Aline Moreira de Souza, vice-diretora do Huvet, e a “Campanha de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama em Cadelas e Gatas”, coordenada pela Prof.ª Maria de Lurdes Gonçalves Ferreira. A equipe do projeto Visitas Técnicas de Extensão Universitária (Visitex) acompanhou o evento e conversou com as duas coordenadoras e uma das bolsistas de extensão.
A “Campanha de Conscientização de Doenças transmitidas por Vetores” surgiu a partir da “necessidade de informar ao público sobre a importância do combate a dessas doenças, principalmente através do uso de produtos para a prevenção de carrapatos e pulgas”, segundo afirma a Prof.ª Aline Souza. Para a coordenadora da ação, essas doenças podem ser transmitidas não só para os animais, mas também para as pessoas.
A Prof.ª Maria de Lurdes, que também coordena o Projeto de Atendimento Clínico, Cirúrgico e Veterinário no Huvet, falou sobre a “Campanha de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama em Cadelas e Gatas”, que vem acontecendo desde 2014. Perguntada sobre os retornos das campanhas, afirmou que pode-se perceber o efeito imediato da ação: “Temos percebido, desde que começamos a fazer as campanhas, o aumento de proprietários de fêmeas no Huvet, buscando a castração, com o intuito de reduzir o risco de câncer de mama, uma vez que a melhor forma de prevenção é a castração precoce das cadelas e gatas. Hoje em dia são feitas muito mais cirurgias preventivas do que fazíamos antes das campanhas”. A coordenadora falou ainda sobre o papel da extensão universitária na formação dos alunos: “a extensão universitária é a oportunidade que os alunos têm de ter contato direto com a comunidade e poder tanto adquirir informações quanto prestar serviço informativo”.
A equipe do Visitex conversou ainda com a bolsista de extensão Nathália Souza Leão Silva, aluna do 6º período de Medicina Veterinária, que falou sobre a importância da extensão na sua formação destacando que “a extensão abre a possibilidade de se aprender na prática, junto com um professor orientador, além da possibilidade de conhecer mais a fundo a área em que se está atuando”. E concluiu: “É um mundo diferente na prática”.