Informe

Novo complexo ambulatorial do Huap será entregue em dezembro

Na última quinta-feira, 10 de novembro, foi realizada uma visita técnica na obra de reforma e ampliação do novo complexo ambulatorial do Huap.  Com 80 % da obra concluída, a obra entrará na fase de instalação da infraestrutura de rede e do sistema de chamada de pacientes. A previsão de entrega da obra é para dezembro de 2016 e o funcionamento pleno até o 1º semestre de 2017, após treinamento e capacitação de pessoal para atuar no novo espaço.

Além de algumas autoridades e lideranças presentes na visita técnica, que tiveram a oportunidade de conhecer as novas instalações, o superintendente do Huap, Tarcísio Rivello, recebeu o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sidney Mello, e o vice-reitor Antônio Cláudio Nóbrega.

Durante as obras os ambulatórios precisaram ser remanejados para espaços provisórios de forma que o atendimento não fosse prejudicado e causasse o mínimo de transtorno ao usuário SUS. Com o término das obras o atendimento poderá passar de 800 a 1.200 atendimentos por dia.

Rivello disse estar satisfeito pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no setor. “Era necessário atender à legislação vigente com melhora da infraestrutura que consta da década de 50, a fim de proporcionar mais conforto, bem-estar e comodidade aos pacientes e profissionais de saúde, além de criar ambientes propícios às práticas de ensino e humanizar os ambientes”, afirma.

O vice-reitor da UFF, Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega destacou a importância da relação publico-privado e a construção de objetivos a longo prazo, além da participação coletiva da sociedade na melhoria da universidade e do hospital.

O reitor da UFF Sidney Luiz de Mattos Mello, falou do momento que a Universidade está vivendo e da satisfação em poder apresentar à sociedade um ambiente de primeiro mundo.   

O ambulatório é a principal porta de entrada do Huap, no qual são realizados o diagnóstico e a orientação terapêutica de pacientes de média e alta complexidades. O setor possui consultórios para atendimento à diversas especialidades, como cardiologia, clínica médica, dermatologia, nefrologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, obstetrícia, mastologia, neonatologia, hematologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, nutrição e serviço social, entre outras, possibilitando inclusive a realização de pequenas cirurgias ambulatoriais.

O setor ganhou um segundo pavimento, com aumento de aproximadamente 1.100 metros quadrados, o que corresponde a cerca de 50% do espaço físico atual totalizando uma área de 3,3 mil metros quadrados de área reformada e ampliada.

O novo complexo ambulatorial do Huap possui 81 consultórios, salas de exame, a reestruturação do Centro Cirúrgico Ambulatorial e a projeção de um bloco de enfermagem contemplando sala de curativos, sala de medicamentos e pulsoterapia, sala de inalação, sala de serviço e salas para reunião e discussão de casos clínicos. Além da criação de balcões informativos para melhor orientação e atendimento dos pacientes e a ampliação das áreas de espera, melhorando o fluxo existente, além de rotas de fuga alternativas. A obra foi orçada em R$ 12.590.858 milhões.

Dados do informe

16/11/2016


Pular para o conteúdo