Quais serão as novas regras para a aposentadoria? Quantos anos que os brasileiros terão que contribuir para ter o direito garantido? Que idade será considerada para homens e mulheres? Qual será a regra de transição utilizada para conceder a aposentadoria aos servidores? O que está por trás destas novas regras? E tantas outras perguntas sobre este assunto, que tem sido feitas por milhões de brasileiros, poderão ser respondidas no dia 6 de abril,quinta-feira,ás 13h, no Saguão do Campus UFF Rio das Ostras (Curo), quando estarão presentes membros da diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff) e representantes da Assessoria Jurídica.
Na ocasião será lançada a cartilha sobre a Reforma da Previdência produzida pela Aduff-SSind com base em estudos elaborados pela assessoria jurídica da seção sindical.
A cartilha esclarece sobre a PEC 287que altera a Constituição para diminuir consideravelmente a pensão por morte, ampliar o tempo de contribuição ao INSS a pelo menos 49 anos para que se obtenha a aposentadoria sem reduções de valores; sobrecarrega o trabalho feminino ao equiparar a idade mínima à masculina para a concessão do benefício; finda com a aposentadoria integral para os casos de doenças graves, salvo em decorrência de acidentes de trabalho; e ignora os milhões de brasileiros que atuam no mercado informal.
O evento é aberto a toda comunidade acadêmica e segundo os organizadores serão expostos dados da cartilha e logo após os participantes poderão tirar suas dúvidas sobre o assunto.