Um grupo de 13 pesquisadores da UFF, lotados em seis diferentes Unidades e coordenados pelo Prof. José Mauro Granjeiro, conseguiu a aprovação do projeto de modernização do Núcleo de Animais de Laboratório (NAL) na Chamada CT-INFRA 2014 da FINEP, cujo resultado foi liberado na última semana. A proposta aprovada foi aprovada em seu mérito na sua totalidade. No entanto, em função de cortes orçamentário da FINEP, o valor a ser pago é de R$ 1.753.256,70.
O projeto tem por objetivo geral otimizar a infraestrutura dos biotérios de experimentação da REDEBIO-UFF para atender a Legislação vigente, particularmente as demandas geradas pela Lei 11.105 que instituiu normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados – OGM, e seus derivados, onde estão incluídos os Animais Geneticamente Modificados; e pela Lei 11.794, que estabelece procedimentos para o uso científico e didático de animais. O projeto representa mais uma etapa no processo de modificação da gestão institucional dos biotérios da UFF que hoje funcionam em rede tendo o NAL como ponto focal de criação e distribuição.
As mudanças da Legislação, o entendimento da necessidade de melhores condições de manutenção dos animais, bem como o crescimento quantitativo e qualitativo experimentado nos últimos anos em nossa Universidade, fundamentaram a proposta, que busca a aquisição de equipamentos de grande porte, essenciais para a adequação dos Biotérios de experimentação da REDEBIO-UFF.
Os equipamentos adquiridos deverão contribuir para manter a qualidade sanitária dos animais durante a experimentação e garantir a confiabilidade dos resultados experimentais e o bem estar animal, contribuindo para a maior reprodutibilidade dos resultados obtidos. Destarte, a concretização desta proposta irá impactar de forma positiva na produção científica e na formação de recursos humanos dos programas de pós-graduação da UFF e, certamente, dos programas das outras instituições cujos projetos utilizam animais cedidos e/ou mantidos pelo NAL. Este efeito é claramente esperado uma vez que experimentos desenvolvidos com animais com qualidade sanitária assegurada e em número suficiente contribui para a formação de um número maior de alunos, o desenvolvimento de mais projetos de pesquisa e, portanto, de maior qualidade e quantidade da produção científica.
Parabéns aos pesquisadores envolvidos e a toda a UFF!!