Informe

Coletânea reúne trabalhos monográficos sobre conflitos sociais no espaço urbano

Nos jornais, todos os dias manchetes estampam agressões e diferentes formas de violência que, infelizmente, são cotidianas. Em um dos últimos casos, uma adolescente de 13 anos foi morta após ser baleada dentro da sua escola, em Acari, Zona Norte do Rio de Janeiro. Para refletir sobre os conflitos dessa natureza,  os professores Simoni Lahud Guedes e Edilson Márcio Almeida da Silva organizaram a obra “Conflitos Sociais no Espaço Urbano”, recém-lançada pela Eduff.

O livro, que integra a série “Justiça Criminal e Segurança Pública em uma Perspectiva Comparada”, apresenta as 50 melhores monografias produzidas no curso de Especialização em Justiça Criminal e Segurança Pública, oferecido pela UFF, entre 2002 e 2006. A escolha foi feita por uma banca de pesquisadores na área, a partir do Instituto de Segurança Pública da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro (ISP).

A primeira parte do livro se concentra em abordar a relação entre juventude e criminalidade, ultrapassando os preconceitos sobre os jovens, além de valorizar o que eles pensam sobre o que acontece em suas vidas. Já na segunda parte, o tema é livre e as produções abordam desde o avanço da violência urbana até as questões relativas a atuação dos órgãos de comunicação social no processo de produção e legitimação de verdades.

Sobre os organizadores:
– Simoni Lahud Guedes é professora do Departamento de Antropologia da UFF e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da mesma universidade. É membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e do INCT – InEAC. Sua pesquisa se concentra na Cultura dos Trabalhadores.

– Edilson Márcio Almeida da Silva é professor do Departamento de Antropologia da UFF e é coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Sua pesquisa tem ênfase nas relações entre mídia e segurança pública.

Como comprar

 


 

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo