No dia 19 de junho, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, por meio da Divisão de Alimentação e Nutrição (DAN), recebeu da empresa GN Alimentos LTDA um lote de 1.230kg de chã. Ao manipular a carne, a equipe de nutricionistas da UFF detectou, no momento do pré-preparo, a presença de tumores no interior das peças. A nutricionista, Sra. Palmira, contactou a empresa – ainda no dia 19/06 – para relatar o problema e retirar as peças impróprias e fazer a troca/reposição. Em seguida, a equipe encaminhou à Faculdade de Veterinária da UFF no dia 22 de junho, 03 amostras da carne para análise microscópica (microbiológica, histopatológica) e físico-química.
O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses emitiu em 27/06/2017 um Termo de Visita Sanitária (Nr. 348) relatando, conforme arquivos em anexo, que “No ato, foi constatado que havia realmente ocorrido o problema no momento de preparo do produto, porém, o mesmo não foi servido em momento algum.”
A Proaes vem a público lamentar o ocorrido e garante que continuará atenta à qualidade dos produtos adquiridos. O pró-reitor Leonardo Vargas abrirá uma comissão de sindicância para avaliar se houve falha na comunicação com os órgãos de fiscalização.
Clique nas imagens para ampliar.