Em “Lutas por educação no Brasil recente” (Eduff, 2017), a professora Kênia Miranda analisa a trajetória do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes-SN) em face das políticas educacionais e das lutas da classe trabalhadora no Brasil ao longo das três últimas décadas.
Como resultado das políticas estatais para a educação, desde a década de 1980, houve um processo crescente de conversão da educação em mercadoria e de intensificação do trabalho do professor, que significou o avanço de uma forma específica de proletarização docente. Contudo, essa direção das políticas educacionais encontrou fortes resistências, em especial dos trabalhadores da educação.
No livro, Miranda parte do materialismo histórico para analisar o processo de consolidação dos trabalhadores da educação como uma nova força social e demonstra sua organização e reorganização como classe na luta contra as políticas de transformação da educação em mercadoria.
Sobre a autora
Kênia Miranda é professora de Economia Política e Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), doutora em História Social e mestre em Educação pela UFF, pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e Marxismo e do Grupo de Pesquisas Mundos do Trabalho, na mesma universidade, e pesquisadora associada do Instituto de História da Universidade Nova de Lisboa.