Nesta quarta-feira, 31 de julho, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Fundação Euclides da Cunha o edital de fortalecimento de iniciativas de organizações da sociedade civil para promoção da igualdade racial.
O edital visa ampliar ações de combate ao racismo com enfoque em juventude negra e/ou mulheres negras. Além de fortalecer ações de combate ao racismo ambiental e acolhimento de vítimas de crimes raciais.
Serão selecionadas 20 propostas de diferentes organizações da sociedade civil que receberão até R$80 mil reais. As inscrições finalizam no dia 31 de agosto e devem ser realizadas através do e-mail comissaodeselecao@igualdaderacial.gov.br.
As organizações devem se encaixar nos quatro eixos propostos pelo edital, são eles, combate ao racismo, combate ao racismo ambiental, acolhimento de vítimas de crimes raciais e incidência internacional em mecanismos multilaterais para promoção da justiça racial.
Uma comissão de seleção composta por representantes do Ministério da Igualdade Racial e pela Universidade Fluminense será responsável por selecionar as organizações beneficiadas. As organizações devem cumprir os critérios de seleção e atender os requisitos para celebrar a parceria estabelecidos pelo edital.
O edital pode ser acessado em: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/editais/editais-de-fomento
Fonte: site do Ministério de Igualdade Racial