Notícia

UFF é destaque no Programa de Apoio às Fronteiras da Ciência e Inovação no Rio de Janeiro

A UFF mais uma vez mostra a qualidade de sua pesquisa e se destaca na 2ª Edição do Programa de Apoio às Fronteiras da Ciência e Inovação no RJ – Infraestrutura Multiusuária em Equipamentos de Grande Porte, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Ao todo, foram seis propostas aprovadas, refletindo o compromisso e a excelência dos pesquisadores da nossa universidade para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Rio de Janeiro.

As propostas aprovadas na Faixa A foram de Andrea Alice da Silva, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, Joanna Maria Goncalves de Souza Fabjan, Mônica Diuana Calasans Maia e Yutao Xing e a proposta aprovada na Faixa B foi de Ana Luiza Spadano Albuquerque. Em um edital altamente competitivo, foram submetidas 86 propostas, das quais 39 foram contempladas, representando um investimento de cerca de R$ 94 milhões, 34% superior ao inicialmente previsto. A UFF foi a segunda universidade com maior número de projetos contemplados.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Mônica Savedra enfatiza o expressivo resultado conquistado pelos pesquisadores da universidade no edital em referência. “ A transversalidade possibilitada pelo uso multiusuário de laboratórios de pesquisa, em diferentes áreas do conhecimento em muito contribuirá para a excelência dos nossos cursos de pós-graduação e o fortalecimento das múltiplas ações de inovações desenvolvidas pela agência de inovação desta pró-reitoria”, comenta Mônica.

Essas conquistas ressaltam a capacidade da UFF em promover a cooperação entre instituições e a utilização compartilhada de equipamentos de grande porte, fortalecendo a infraestrutura de pesquisa no estado. Nossas propostas se destacam por sua qualidade e potencial de impacto, contribuindo para a ampliação das fronteiras do conhecimento e para o fortalecimento da pesquisa científica no Rio de Janeiro. A conquista desses recursos possibilitará a realização de projetos inovadores, beneficiando não apenas a comunidade acadêmica, mas também toda a sociedade fluminense.

“As aprovações no Programa de Apoio às Fronteiras da Ciência são um importante reconhecimento que reflete a competência e dedicação dos(as) pesquisadores(as) da UFF. O projeto apresentado pelo Laboratório de Ciências do Exercício, o qual coordeno, teve a satisfação de ser um dos contemplados. Com propostas inovadoras, juntos reafirmamos o protagonismo da nossa universidade no cenário científico do estado. A conquista desses recursos fortalecerá ainda mais nossa infraestrutura de pesquisa e permitirá o desenvolvimento de soluções que irão impactar diretamente a sociedade. A UFF está orgulhosa de contribuir para o avanço da ciência e para o bem-estar da população do Rio de Janeiro”, afirma o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.